Linha de trens-bala Tohoku Shinkansen volta a funcionar em toda a sua extensão após terremoto
Nesta quinta-feira, trens-bala Shinkansen de uma linha do nordeste do Japão voltaram a circular pela primeira vez em todo o seu percurso desde que um forte terremoto sacudiu a região no mês passado.
Trechos da linha Tohoku Shinkansen sofreram danos e uma composição descarrilhou em consequência do terremoto de magnitude 7,4 ocorrido em 16 de março. Aproximadamente mil pontos ao longo da linha sofreram danos no terremoto.
A companhia ferroviária JR Leste limitou-se a realizar os reparos mais urgentes, de modo a recolocar a linha em funcionamento em toda a sua extensão antes dos feriados entre o final de abril e o início de maio no Japão. A empresa afirmou que o equipamento de amortecimento de vibrações não foi inteiramente inspecionado ou ajustado nos trechos que sofreram os danos mais graves. Além disso, comunicou que está colocando em circulação de 80% a 90% da quantidade normal de trens-bala e que as composições percorrem alguns trechos em velocidade reduzida.
A JR Leste explica que, com a velocidade reduzida, o tempo de viagem entre Tóquio e Sendai é mais de 30 minutos superior ao normal. Anuncia que pretende normalizar o funcionamento da linha tão logo quanto possível após os feriados.
FONTE: NHK PORTUGUÊS