Janela Para o JapãoNotícias

Ministério da Educação do Japão dá apoio à educação de evacuados ucranianos

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão solicitou a utilização flexível dos sistemas de apoio escolar existentes de modo que as crianças que vieram refugiadas da Ucrânia possam estudar no Japão.

O ministério emitiu um comunicado na segunda-feira para as autoridades escolares, tais como de prefeituras e universidades de todo o Japão.

A pasta incentiva o uso flexível de alguns sistemas para crianças ucranianas, uma vez que elas vieram ao Japão em uma situação de emergência e necessitarão de apoio especial até que consigam ter uma base estável.

Os sistemas incluem assistência financeira para cobrir as taxas de refeições e despesas com artigos escolares que os municípios oferecem para crianças do ensino fundamental de lares com dificuldades econômicas.

O ministério também pede aos funcionários dos governos provinciais que usem de forma flexível um sistema de fornecimento de bolsas de estudo para estudantes do ensino médio. Igualmente, são incentivadas ofertas positivas de sistemas de isenção ou redução de taxas escolares para alunos do ensino médio.

No comunicado, o ministério apresenta um website com links a recursos online de diversas organizações que atendem em vários idiomas, incluindo o ucraniano.

O ministério pede por assistência e criação de um ambiente solidário em termos de condições de saúde e emocional das crianças evacuadas, considerando suas dificuldades.

O Ministério da Educação está fornecendo um serviço de consultas por telefone sobre tais questões em japonês e em inglês entre as 9h30 e as 18h15, nos dias úteis. O número de telefone é 0120-082-434.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *