Janela Para o JapãoNotícias

Alta de preços impacta mais de 6 mil itens alimentícios no Japão

Um levantamento privado realizado no Japão revelou que a alta dos preços tem afetado cerca de 6.100 produtos, entre alimentos e bebidas, neste primeiro semestre do ano.

O estudo feito este mês pelo instituto de pesquisa Teikoku Databank mostra que 54 empresas aumentaram ou planejam aumentar os preços no período de janeiro a julho. Isso representa mais da metade das 105 companhias que participaram do estudo. Os preços estão subindo, em média, cerca de 11%.

A categoria de alimentos processados tem sido a mais amplamente afetada. Cerca de 2.900 itens, incluindo macarrão instantâneo tipo lámen de copinho e produtos congelados, têm tido uma alta de 12% nos preços, em média.

Uma escassa colheita de sementes de colza, utilizadas no óleo de cozinha, tem elevado os preços, em média, em 9% para cerca de 1.300 molhos e outros temperos. A colza também é utilizada na fabricação de biocombustíveis.

O enfraquecimento do iene, assim como o aumento dos custos de logística, têm resultado em uma alta de preços de, em média, 15% para cerca de 740 vinhos e outras bebidas.

O instituto de pesquisa acredita que a tendência deve se estender. Afirma que a alta dos preços é causada por uma combinação de fatores que provavelmente continuarão mesmo que a guerra na Ucrânia chegue ao fim.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *