Janela Para o JapãoNotícias

Mais de 40% das empresas japonesas aumentarão os preços de seus produtos

Mais de 40% das empresas japonesas aumentaram – ou ainda aumentarão – os preços de seus produtos ou serviços diante da elevação dos custos de matérias-primas gerada pela invasão da Ucrânia pela Rússia e em razão da pandemia da Covid-19.

É o que mostrou uma pesquisa da empresa de crédito Teikoku Databank Ltd., que fez o levantamento com 1.855 empresas no Japão no início de abril, publicou a Kyodo News.

A pesquisa mostrou que 43,2% das empresas disseram que aumentaram os preços este mês ou planejam fazê-lo até o final de março do próximo ano.
O percentual salta para 64,7% do total quando são somadas as empresas que já ajustaram seus preços entre outubro e março.

O levantamento mostrou ainda que 16,4% das empresas responderam que não podem repassar os custos mais altos para os clientes, mesmo que queiram.
Somente 7,4% não tinham planos de aumentar os preços em um ano.

Um fabricante de alimentos em Hokkaido, disse o seguinte: “Não podemos continuar administrando a empresa a menos que aumentemos os preços.”

Indústrias do ramo de siderurgia, química e de alimentos estão prontas para repassar os custos mais altos de produção, mas as que enfrentam maior concorrência, como as de transporte e de hospedagem, estão hesitantes, mostrou a pesquisa.

O representante de uma companhia de transporte de Nagasaki explicou: “Temos muitos concorrentes, então um aumento de preço levaria a uma perda de pedidos.”

Além da alta dos custos de vários produtos no mercado internacional, a depreciação do iene é outro desafio para as empresas japonesas, pois resulta no aumento dos preços de importação e eleva ainda mais os custos de produção.

A Teikoku Databank concluiu o seguinte: “Mais e mais empresas serão forçadas a aumentar os preços por enquanto, pois a pressão sobre os lucros corporativos continua forte.”

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *