Projeto de Lei da vereadora Vânia Ramos que cria educação no trânsito será votado hoje
Projeto que institui o programa de educação no trânsito, de autoria da vereadora Vânia Ramos (Republicanos), será votado pelo plenário da Câmara Municipal de Marília nesta segunda-feira, dia 16 de maio de 2022. A proposta (Projeto de Lei n.º 9/2022) será analisada na ordem do dia da 15ª sessão ordinária deste ano como um dos processos conclusos e, conforme explicou a parlamentar municipal, o ensino sobre as regras no trânsito, todas as noções de segurança e a mobilidade responsável chegará aos estudantes de Marília em forma de tema transversal na grade de estudos nas escolas e unidades educacionais que compõem a rede de ensino.
“O programa educação no trânsito será voltado aos estudantes do Ensino Fundamental. Quanto às escolas da rede privada, elas também poderão aderir ao projeto didático de educação no trânsito”, explicou a vereadora.
Pela nova legislação, as unidades de ensino deverão promover seminários, palestras, dinâmicas de grupos, simpósios ou qualquer outra modalidade de explanação sobre o trânsito. “Tudo sempre focando na prevenção”, frisou.
O foco das apresentações, conforme estabelece o projeto da vereadora Vânia Ramos, precisará levar os estudantes à reflexão sobre a realidade do trânsito, promover a formação, disseminar a paz e a harmonia, segurança, preservação do patrimônio e a consciência de sustentabilidade ambiental.
“Estabelecemos no projeto de Lei possíveis convênios e parcerias com órgãos públicos, como Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Corpo de Bombeiros, bem como empresas e instituições privadas e órgãos não governamentais para apoio e execução das ações previstas”, explicou.
O programa, uma vez aprovada a Lei da vereadora Vânia Ramos, ficará a cargo da Secretaria Municipal da Educação e Emdurb, a Empresa de Mobilidade Urbana de Marília. “Queremos que o tema trânsito seja mantido sempre em evidência nas salas de aulas de Marília”, concluiu.