GeralRegião

Bauru começa a aplicar quinta dose da vacina contra Covid em idosos imunossuprimidos; saiba onde receber

A Secretaria de Saúde de Bauru (SP) informou que a aplicação da terceira dose adicional (quinta dose) da vacina contra a a Covid-19 para idosos imunossuprimidos começa nesta segunda-feira (6), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).

A aplicação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 nas unidades que funcionam até 17h, e das 8h às 18h nas unidades que funcionam até 19h, sem necessidade de agendamento.

O idoso deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência, o cartão com as doses anteriores da vacina e um comprovante desta condição de saúde.

A quinta dose foi liberada pelo estado para os idosos a partir de 60 anos com imunossupressão grave, como aqueles que estão em tratamento de quimioterapia ou radioterapia ou com doenças que reduzem drasticamente a capacidade imunológica.

A aplicação deve ser realizada pelo menos quatro meses após a segunda dose adicional (quarta dose). Portanto, nesta segunda-feira, poderão tomar a quinta dose os idosos imunossuprimidos que receberam a segunda dose de reforço até 6 de fevereiro. Os demais idosos, que não são imunossuprimidos, podem receber neste momento até a segunda dose adicional da vacina (4ª dose).

Qual dose posso tomar?

A Secretaria de Saúde lembra que todas as doses da vacina da Covid-19 estão disponíveis nas unidades de saúde. Neste momento, a vacinação é realizada da seguinte forma:

  • Primeira e segunda doses: todas as pessoas a partir de cinco anos podem receber;
  • Dose adicional: todas as pessoas a partir de 12 anos podem receber, pelo menos quatro meses após a segunda dose. Para adolescentes entre 12 e 17 anos com imunossupressão, a aplicação pode ser feita 56 dias após a segunda dose, e para adultos a partir de 18 anos com imunossupressão, a aplicação pode ser feita 28 dias após a segunda dose;
  • Segunda dose adicional: todas as pessoas a partir de 60 anos podem receber, pelo menos quatro meses após a dose adicional. Adolescentes entre 12 e 17 anos com imunossupressão e adultos a partir de 18 anos com imunossupressão podem receber a segunda dose adicional pelo menos quatro meses após a dose adicional. O Ministério da Saúde informou que vai liberar a aplicação para pessoas a partir de 50 anos. Assim que for definido, a Secretaria de Saúde vai divulgar como funcionará a vacinação deste novo público;
  • Terceira dose adicional: idosos a partir de 60 anos com imunossupressão, pelo menos quatro meses após a segunda dose adicional.

FONTE : G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *