Janela Para o JapãoNotícias

Okinawa comemora o 77º aniversário do fim das batalhas terrestres na província na 2ª Guerra Mundial

Nesta quinta-feira, as pessoas da província de Okinawa, no sul do Japão, comemoram o 77º aniversário do fim das ferozes batalhas terrestres que ocorreram nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

Os combates entre forças do Japão e dos Estados Unidos nas ilhas de Okinawa, em 1945, deixaram mais de 200 mil mortos. Um em cada quatro residentes locais perdeu a vida.

A data de 23 de junho é considerada o último dia de combate organizado pelas Forças Armadas do Japão. Anualmente, nessa data, o governo provincial realiza uma cerimônia no Parque Memorial da Paz, na cidade de Itoman, em homenagem aos mortos.

O modo como as lembranças da guerra serão transmitidas para as futuras gerações tem se transformado em um crescente desafio. Em outubro de 2020, cerca de 90% da população de Okinawa tinha nascido depois da Segunda Guerra Mundial.

Cavernas tiveram um papel essencial durante a guerra e têm sido visitadas por estudantes como parte dos programas de educação para a paz. Contudo, algumas delas se tornaram inacessíveis devido à deterioração.

O ano de 2022 marca o cinquentenário da devolução de Okinawa ao Japão após o controle dos Estados Unidos. Antes disso, o povo okinawano esperava que a província se tornasse pacífica e livre de bases militares americanas. No entanto, por volta de 70% das bases dos Estados Unidos no Japão estão concentradas em Okinawa.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *