VariadosVariedades

Aceitação

Escrevi esse texto há 20 anos:
Nossa?! 42 anos?! Queria poder voltar no tempo e aconselhar a
moça que um dia fui. Talvez ela não me ouvisse, mas eu iria dizer a ela que o segredo do bem viver e da felicidade é a aceitação. Aceitação não significa abnegação ou algo do gênero, mas sim uma atitude positiva frente a determinadas situações que não podemos alterar. Tudo o que nos move são nossas emoções mas, infelizmente, não percebemos isso. Existem situações em nossas vidas nas quais não há nada a se fazer, mas o fato de não aceitá-las nos faz agir e reagir. No meu caso, por exemplo, essa não aceitação causou-me uma inquietação interior, uma certa ansiedade que eu não sabia de onde vinha, ou para onde ia. Isso afetou negativamente a minha vida e a minha relação com as pessoas, principalmente com as mais próximas. Creio que se eu tivesse elaborado melhor esse sentimento, minha vida teria sido bem mais fácil e harmoniosa. Portanto, gostaria de propor um exercício: Pensem numa situação atual de vida que cause aflição e que talvez não possam alterar, até porque pode ser algo que aconteceu no passado, então, imutável. Pensem como lidam e qual é a emoção que ela desencadeia. Se for de raiva, incompreensão, mágoa ou qualquer outro sentimento negativo, gostaria que pensassem o seguinte: Dá para mudar o que aconteceu? Por quem nutro esses sentimentos negativos? Fazendo um paralelo com o filme Batman Begins: O menino Bruce tinha raiva da pessoa que assassinou seus pais, como era de se esperar, mas também se sentia culpado por se achar responsável por terem saído mais cedo da ópera. Esse é o grande vilão da raiva. Voltando aos questionamentos, muitas vezes há um dedo apontado para o agente causador mas há outro apontado para nós, nos penitenciando por tomar essa ou aquela atitude ou simplesmente por não termos feito nada. É muita energia gasta inutilmente. Quando não aceitamos ou não elaboramos bem determinadas passagens de nossa vida, é semelhante a uma pessoa que está morrendo afogada: Quanto mais ela se debate, mais pro fundo vai. Se ao contrário, ela se acalmar, irá boiar. Sei que numa provação é difícil acalmar-se, mas nossa mente pode ser treinada. Minha dica é, antes de dormir, faça uma oração e a seguinte afirmação: Amanhã vou acordar me sentindo melhor e vou poder olhar esse problema por uma perspectiva que me trará paz. Repita por três noites consecutivas. Um dia quando você pensar nesse assunto verá que não dói, ou não te deixa mais triste.
Portanto, aceitação é uma ferramenta poderosa e aprender a lidar com ela nos trará conforto e paz.
POR : Madahh

5 thoughts on “Aceitação

  • Alberto Shimazaki

    Concedei-nos, Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras.

    Resposta
  • FERNANDO PEDRO DE ANDRADE

    obrigado por seus textos

    Resposta
    • Madahh Kazumi

      Fernando Pedro de Andrade eu é que agradeço.

      Resposta
  • Acir Jota Ka

    Desenvolver a inteligência emocional é a chave para praticar essa aceitação.

    Resposta
    • Madahh Kazumi

      Acir Jota Ka vc tem razão e obrigada por me ajudar no desenvolvimento e correção dos textos. Você é um excelente mestre!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *