Janela Para o JapãoNotícias

Fenômeno pode causar chuvas torrenciais em Kyushu esta noite

Na região de Kyushu choveu mais de 200 milímetros em 6 horas nesta sexta-feira (15). Mas entre a noite desta sexta-feira e a manhã de sábado (16) poderá se formar uma zona de precipitação linear sobre a região, trazendo alto risco de chuvas torrenciais, publicou o Tenki.

Apenas nessas 6 horas choveu o correspondente a 50% do previsto para o mês de julho. Para se ter uma ideia, na cidade de Kobayashi, província de Miyazaki, a precipitação nesse período foi de 214,5 mm, o mais alto desde o ano 2.000.

Em Kobayashi, 7.166 pessoas de 3.435 famílias receberam ordem de evacuação temporária.

Em Ebino, na mesma província, a chuva foi de 202,5 mm, outro recorde para a região. Duas casas foram invadias pelas águas.

A Agência Meteorológica do Japão informou que até 13h foi registrada chuva forte de 60 mm em Hamamatsu, província de Shizuoka, e área de Shinshiro, na província de Aichi

Com relação à formação de uma zona de precipitação linear, trata-se de um fenômeno no qual nuvens cúmulo-nimbos ocorrem sobre uma mesma área.

Cúmulo-nimbos são nuvens geralmente escuras que se formam sobre uma região. Elas são compostas por várias camadas mais altas e são prenúncio de trovões, vento forte e chuva torrencial, aumentando potencialmente o risco de desastres, como deslizamentos de terra, inundação de áreas baixas e transbordamento de rios.

As famílias residentes nas áreas a serem afetadas pelo fenômeno devem estar preparadas para buscar refúgio, verificando com antecedência rotas seguras para isso.

PREVISÃO

A previsão de chuva para as próximas 24 horas é a seguinte: 250 mm no norte e sul de Kyushu, 120 mm em Tohoku, 100 mm em Shikoku e Kanto Koshin, 80 mm na região de Chugoku e Kinki, Tokai, Hokuriku, provínia de Niigata e Hokkaido.

Depois, até meio-dia de domingo (17) deverá chover 100 a 150 mm em Tokai e Hokkaido, 50 mm a 100 mm no sul de Kyushu e Shikoku, Chugoku, Kinki, Hokuriku, província de Niigata, Kanto Koshin e Tohoku.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *