Com o objetivo de ampliar o excelente trabalho já desenvolvido na área social em Marília, vereador Dr. Elio Ajeka requer a reforma no prédio do Centro Pop
Em Marília, as pessoas em situação de rua são prontamente atendidas no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua “Manoel Lopes”, conhecido como Centro Pop. Como forma de ampliar os serviços já prestados, o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) solicitou à Prefeitura a reforma e ampliação das estruturas do prédio e o aumento de recursos humanos, uma vez que são atendidas dezenas de pessoas por dia.
Em seu requerimento, o edil solicitou a ampliação dos sanitários e da área do banho, além da realização de adaptações para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Também foi pedida a reforma do teto do corredor que dá acesso à lavanderia, já que há a necessidade de colocação de forro.
“O Centro POP tem uma grande importância para o nosso município. Além de disponibilizar sanitários com chuveiro, ainda tem máquinas de lavar para que as pessoas em situação de rua possam manter a higiene das suas roupas e distribui tickets para refeições no Restaurante Popular Bom Prato. Admiro muito esse trabalho que tem por objetivo a acolhida e o encaminhamento à rede socioassistencial, respeitando as escolhas dos indivíduos e dignidade humana”, falou Ajeka.
Atividades
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Por isso, representa um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de afetividade e respeito.
As atividades estão centradas na construção gradual dos vínculos socioafetivos rompidos ao longo histórico de vida nas ruas, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida, o acesso aos serviços, a garantia dos direitos e o retorno à família.
Para manutenção deste equipamento público, o Município através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social mantém convênio com o Governo Federal.