GeralRegião

Em visita a Pompeia, Grupo Progresso reafirma a parceria educacional com Fatec Shunji Nishimura

Referência na formação de novos tecnólogos na instituição, gigante do agronegócio conhece estrutura e anuncia inclusão de meninas no próximo vestibular

A Faculdade de Tecnologia de Pompeia (SP) – Fatec Shunji Nishimura continuará a ser o destino de jovens piauienses e mineiros que queiram germinar a carreira de tecnólogo em Big Data no Agronegócio e Mecanização em Agricultura de Precisão.

A semeadura de novos profissionais para o agronegócio brasileiro foi confirmada pelo Grupo Progresso, um dos gigantes do setor no país e parceiro referencial da Fatec Shunji Nishimura na formação de alunos, em visita a Pompéia.

“Devido à pandemia, tivemos a preocupação de que este intercâmbio pudesse ser afetado, mas brotou em nosso coração o desejo de seguir em frente”, afirmou a superintendente e co-fundadora do Grupo Progresso, Ani Heinrich Sanders.

Sediado no Piauí desde 2001, o Grupo Progresso atua no cultivo de soja e de milho, na produção e beneficiamento de algodão, na pecuária e ainda em iniciativas de reflorestamento com eucalipto e de programas socioambientais e educacionais.

DIAS DE VISITA

Acompanhada pela gerente de Recursos Humanos, Cynthia Ferreira, a superintende cumpriu agenda cheia iniciada ainda pela manhã na sexta-feira (2) no parque fabril da Máquinas Agrícolas Jacto, em Pompeia.

As visitações continuaram após o almoço na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) onde estão sediados a Fatec, o Senai e o Museu Shunji Nishimura, além de outros ambientes educacionais, de pesquisa e inovação.

No sábado (3), as representantes do Grupo Progresso conheceram projetos de inovação em evento do Programa Start Pompeia. Já o domingo (4) e a segunda-feira (5) foram reservados para assuntos referentes aos cuidados de seus alunos residentes na cidade.

ESTRUTURA DE APOIO

Atualmente, o Grupo Progresso mantém cinco alunos matriculados na Fatec Shunji Nishimura. Quatro na Mecanização em Agricultura de Precisão e um no Big Data no Agronegócio. Além da moradia, a empresa oferece plano de saúde, apoio financeiro e de vestuário e oferta de empregabilidade.

“A casa é simples porque nosso foco é a humildade e a integridade. Os alunos se dividem para gerenciar as próprias obrigações do dia a dia. E o compromisso aqui é a formação profissional”, frisou a superintendente.

“Trata-se de uma situação singular em nossa instituição, entre mais de 100 parceiros”, destacou a diretora da Fatec Shunji Nishimura, a professora doutora Marisa Silveira Almeida Renaud Faulin. “Além de todo apoio aos alunos, a empresa acompanha atentamente notas, presença em sala de aula”, citou.

FRUTOS DA PARCERIA

Alunos do primeiro ano do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, os primos Jailson de Sousa, 19 anos e Cristian de Sousa, 18 anos, afirmaram estar motivados com a experiência de estudo e de vida longe de casa.

“Tinha o sonho de fazer uma faculdade, apareceu essa oportunidade e eu agarrei com força e vim para cá”, afirmou Jailson. “Vim pelo incentivo do meu pai. A ajuda que temos aqui faz toda a diferença para nossa formação”.

Na reta final do mesmo curso, Alan Leite da Silva, 22 anos, já faz planos de como pretende retribuir sua pequena Uruçuí (PI) com seus novos conhecimentos. “Quero levar toda tecnologia que aprendi para onde for trabalhar”.

TECNÓLOGAS

Desde 2014, o Grupo Progresso tem enviado a Pompeia seus talentos selecionados em seus programas educacionais. Inicialmente, foram três. Em 2016, vieram mais dois, até que se chegasse ao quinteto atual.

A expectativa do grupo empresarial é pela presença das primeiras meninas no vestibular de fim de ano. “Um dos motivos de nossa visita foi analisar uma estrutura própria para que elas também fiquem em Pompeia”, afirmou gerente de RH, Cynthia Ferreira.

Uma das possíveis candidatas já está empregada como assistente administrativa após participar de uma formação de Mecanização Agrícola. “As oportunidades de gênero são iguais na Progresso. Esperamos uma participação cada vez maior das mulheres”, afirmou Cynthia.

FATEC SHUNJI NISHIMURA

Criada em 2010 por meio de parceria público-privada entre o Governo do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Pompeia, a Fatec – Shunji Nishimura tem sua sede na avenida Fundação Shunji Nishimura, 605, no Distrito Industrial, em Pompeia (SP). Mais informações pelo (14) 3452-1294 | 3452-1482 ou pelo www.fatecpompeia.edu.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *