GeralMarília Política

Vereador Dr. Elio Ajeka pede a implantação de um cemitério de animais em Marília

Pensando em melhorar o conforto na hora da dor de perder um bichinho de estimação, o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) solicita à Prefeitura a realização de estudos para a implantação de um cemitério e um crematório exclusivo para animais. Segundo o edil, a cidade carece de um local apropriado para o sepultamento de animais domésticos de forma digna e seguindo as medidas sanitárias.

O vereador alega que, diante da realidade do convívio doméstico e do aspecto da afetividade da relação dos animais com os seres humanos, as cerimônias e processos destinados aos animais acabam mimetizando as próprias honras fúnebres prestados a humanos. Além disso, Ajeka lembra que compete à Administração Municipal a incumbência da condução de políticas públicas que promovam o bem estar animal.

“A construção de um cemitério e de um crematório exclusivo para os animais é importante do ponto de vista de dois aspectos: a garantia de um conforto emocional causado pela dor do falecimento de um animal querido e a segurança sanitária, já que o corpo do bichinho deixa de ser descartado em qualquer local”, falou o vereador.

O problema de não enterrar os corpos de maneira correta é que a decomposição pode contaminar solos e água, especialmente em caso de mortes causadas por doenças contagiosas. A mesma situação ocorre quando os animais são jogados em terrenos baldios ou em lixões.

“Outra questão é o respeito. Quando um ente querido morre é natural querer dar uma destinação digna aos restos mortais e os bichos de estimação merecem a mesma atenção porque eles fazem parte da família”, disse Ajeka.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *