Moeda japonesa atinge patamar mais baixo em mais de 30 anos
O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos afirma que a inflação cresceu 8,2% em setembro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Funcionários do departamento divulgaram o relatório mensal de Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na quinta-feira. O documento mostra a inflação flutuando em níveis não observados desde o início da década de 1980.
Elaboradores de política monetária do Federal Reserve, o banco central americano, aumentaram as taxas de juros diversas vezes este ano para tentar coagir a queda dos preços. Os números mais recentes terão pouca capacidade de convencê-los a afrouxar estas políticas.
As taxas de juros mais altas do Fed levaram investidores a retirar seu capital de outros países e investi-los em ativos nos Estados Unidos. Esta leva de investimentos fortaleceu o dólar e gerou desvalorização de moedas em outras localidades, inclusive no Japão. Na quinta-feira, a moeda japonesa caiu para o patamar de 147 ienes por dólar, o nível mais baixo em 32 anos.
A desvalorização do iene tem criado problemas para empresas devido ao aumento dos custos em um momento em que os consumidores estão perdendo a confiança na economia.
FONTE: NHK PORTUGUÊS