GeralMarília Política

Santa Casa de Marília recebe ministro da Saúde Marcelo Queiroga

A Santa Casa de Marília recebeu o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, neste dia 12 de novembro. Após um bate-papo informal com representantes da direção da unidade hospitalar filantrópica mariliense, da Prefeitura e autoridades, no salão de reuniões, o membro do primeiro escalão do governo federal percorreu diversos setores do hospital (Hemodinâmica, Hemodiálise, Unidade de Tratamento de Queimados e Medicina Hiperbárica) e aplicou dose de vacina contra a poliomielite em criança, em estímulo à campanha de vacinação no Estado de São Paulo.

A Câmara Municipal de Marília entregou ao ministro da Saúde o título de Visitante Ilustre e a Prefeitura de Marília a honraria de Hóspede Oficial do Município. 

Queiroga tratou de questões importantes relacionadas ao período em que está no comando do Ministério da Saúde, mencionou a inclusão da Santa Casa de Marília no Programa QualiSUS Cardio. “Os hospitais que demonstram produção pelo Sistema Único de Saúde merecem um incentivo e a instituição de Marília está de parabéns pelo empenho nos atendimentos na referida área”.

Em visita às obras para implantação da Nova Radioterapia da Santa Casa de Marília, com investimentos de R$ 8,8 milhões do governo federal e previsão de inauguração para setembro de 2023, o ministro da Saúde mencionou o esforço da União para investimentos na área de Oncologia. “O hospital faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia pelo SUS. Autorizamos as obras e em breve a região de Marília terá mais um equipamento para atender a demanda em âmbito regional”.

Com o novo serviço, o Centro de Oncologia da unidade hospitalar filantrópica mariliense, com mais de 20 anos de tradição, vai passar a realizar um atendimento integral ao paciente no tratamento do câncer, em âmbito regional.

Atualmente, já são realizadas 21 mil consultas, 14 mil sessões de quimioterapia, 1 mil internações e 500 cirurgias por ano na Santa Casa de Marília, sendo mais de 70% dos seus atendimentos realizados via SUS.

O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, ressaltou que o ministro Marcelo Queiroga sempre se mostrou receptivo aos pleitos do hospital. “Fomos recebidos em 18 de dezembro do ano passado em Brasília e mostramos a ele a importância da implantação da Unidade de Radioterapia. Estamos muito agradecidos, não apenas por esta obra, mas por todo apoio recebido durante a atual gestão da Saúde no Governo Federal”.

Esta foi a segunda visita de um ministro de estado à Santa Casa de Marília em quatro anos. Em 2018, o então ministro Ricardo Barros esteve na instituição mariliense. “É uma honra para nós recebermos estes representantes tão nobres. Isso mostra que estamos no caminho certo”, finalizou Norival Carneiro Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *