VariadosVariedades

AMTU INFORMA RETORNO DE RECOMENDAÇÃO DO USO DE MÁSCARA NOS ÔNIBUS

A Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU), informa que as empresas Grande Marília e Sorriso de Marília, responsáveis pela concessão do serviço municipal de transporte coletivo em todo o município, voltaram a recomendar o retorno do uso de máscara a todos os seus funcionários (não obrigando).  

As empresas seguem orientações das autoridades de Saúde do Estado de São Paulo, que voltaram a recomendar (mas não a obrigar) o uso de máscara dentro dos ônibus. 

Informa ainda que mantém desde o início da pandemia as mesmas medidas preventivas e de combate ao coronavírus. 

As duas empresas nunca deixaram de sanitizar todos os seus veículos e ofertar álcool gel e máscaras aos motoristas e funcionários. Os passageiros também vão receber orientações de recomendação do uso de máscara e a apesar de fornecer as máscaras aos motoristas, o uso é apenas recomendado e não obrigado, até o momento. 

Em nota, o Governo do Estado explicou na semana passada que a Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde (SCPDS) decidiu emitir um alerta para o aumento expressivo na transmissão do novo coronavírus no Estado. 

Nas últimas duas semanas o Conselho Gestor (antigo Comitê Científico) da pasta estadual identificou uma alta de 50% nas internações por COVID-19 em leitos de enfermaria dos hospitais e de 56% nas internações de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva. 

Embora seja um aumento significativo, o comitê destaca que o número de pessoas internadas pela Covid ainda é bem inferior aos números observados em ondas anteriores. Circulam atualmente diversas subvariantes da variante ômicron, incluindo a confirmação de casos e óbito por infecção pela subvariante BQ1. 

O Conselho Gestor da SCPDS apresenta as seguintes recomendações: 

– Reforçar a necessidade de que todos os adultos com mais de 18 anos recebam as doses de reforço das vacinas. Ainda são 10 milhões de adultos que não tomaram a primeira dose de reforço e 7 milhões sem a segunda dose de reforço. 

– Reforçar a necessidade de aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Tem sido observado aumento de internações nesse grupo populacional, e a vacinação é necessária e segura para proteger nossas crianças e adolescentes. 

– Reforçar a necessidade de disponibilidade de tratamento com antivirais a pessoas com Covid que apresentem sintomas leves ou moderados, especialmente nos grupos vulneráveis para evitar quadros graves que possam levar a internação e eventualmente a perda de vidas. 

– Recomendar a utilização de máscaras em situações de maior risco de transmissão do vírus, como transporte público, e reforçar a necessidade de uso de máscaras em serviços de saúde, incluindo farmácias, onde há maior probabilidade de pessoas sintomáticas procurarem testagem e medicamentos sintomáticos para quadros gripais. 

– Recomendar o uso de máscaras para os grupos populacionais mais vulneráveis, incluindo os mais idosos e pessoas com comorbidades. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *