Janela Para o JapãoNotícias

Cinco infrações de trânsito que não somam pontos na carteira ouro

No Japão há 3 tipos de carteiras de motorista. A primeira obtida é sempre de cor verde, a qual também é emitida após um período de revogação, como punição por ter infringido gravemente as leis.

A segunda carteira de motorista é de cor azul, obtida após a primeira renovação da verde. E continuará azul se ao longo do tempo tiver pontuações de infrações. Se o motorista da carteira azul não cometer nenhum acidente ou violações ao longo dos 5 anos após a renovação, o motorista será agraciado pela habilitação de cor dourada. 

E vale a pena ter uma carteira ouro? A resposta é sim. Na hora da renovação pode ir à uma delegacia de polícia designada, a taxa de renovação é mais barata e o seguro fica mais em conta. 

E, claro, a renovação acontece 5 anos depois, diferente da azul que tem validade de 3 anos. Está em fase de teste a aula de renovação da carteira ouro de forma online.

Sistema de pontos da carteira de motorista

É claro que os motoristas que obtêm a carteira ouro querem mantê-la. Para isso, redobram os cuidados para não cometer nenhuma infração e não somar pontos. 

O sistema de pontos do Japão funciona por acúmulo. Cada violação tem uma pontuação diferente, além do pagamento da multa correspondente. Quando a soma atinge um determinado padrão, a carteira de motorista poderá ser suspensa ou revogada, mesmo sendo a carteira ouro.

Pontos que desaparecem

Para os motoristas, independente da cor da carteira, há alguns pontos a saber, vantajosos.

Supondo que em 1 ano tenha cometido a infração de estacionar temporariamente em local proibido (2 pontos) e em seguida por ter violado a lei que regulamenta o uso de cinto de segurança (1 ponto). Assim, somou 3 pontos. No entanto, se no período de 1 ano após essas infrações não cometer nenhum acidente de trânsito, aqueles 3 pontos somem, ou seja, são desconsiderados.

Além disso, existe uma outra regra: se cometer uma infração de trânsito com 3 pontos ou menos sem acidentes ou infrações por 2 anos ou mais, os pontos não serão acumulados se 3 meses ou mais se passarem sem acidentes ou violações. 

 No entanto, nesses dois casos, embora os pontos não sejam acumulados, permanecerão como histórico de violações e afetarão na próxima renovação da carteira de motorista, como a perda da licença ouro, voltando à de cor azul.

Infrações de trânsito que não somam pontos

Existem 5 tipos de infrações de trânsito que não somam pontos, mas podem gerar multas. Vale lembrar que são destacadas por que os motoristas de carteira ouro querem passar ilesos, mas essas infrações que não somam pontos valem para os motoristas das carteiras verde e azul, sem influenciar na renovação. Veja cada uma delas.

  1. Dirigir na poça ou na lama e espirrar em um transeunte: a multa é de 6 mil ienes para carro de passeio
  2. Descumprir as normas da Comissão de Segurança Pública: é dever do motorista prevenir perigos na via pública e garantir a segurança do trânsito. Um exemplo disso é dirigir de chinelos ou calçados de salto muito alto (há províncias que não permitem). Nesse caso a multa é de 6 mil ienes
  3. Registradores de operação inadequados ou tacógrafos. Isso vale mais para os motoristas de ônibus e caminhão, pois se o tacógrafo não estiver em dia poderá ser multado, cujo valor é de 6 mil ienes para veículos de grande porte
  4. Restrições ao uso de buzina: há áreas onde buzinar é proibido. Por isso, se fizer o policial ouvir e ver poderá ser chamado a atenção, além de ter que pagar uma multa de 3 mil ienes
  5. Sem portar a carteira de motorista: já aconteceu alguma vez esquecer de colocar esse documento na carteira ou na bolsa? Se sim e não foi flagrado não há problema, mas caso contrário, será multado em 3 mil ienes

No entanto, todas as regras de trânsito são estabelecidas com o objetivo de garantir a segurança e a tranquilidade dos motoristas nas vias públicas e expressas, portanto, dirigir com cuidado continua sendo a coisa mais importante para preservação da sua vida e das demais pessoas.

FONTE: PORTAL MIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *