DestaquesGeral

Promessas de campanha: Daniel Alonso tem desafios para cumprir metas na prefeitura

O prefeito de Marília (SP), Daniel Alonso, concluiu seu sexto ano de governo municipal em 2022 e começa em 2023 a metade final de sua segunda gestão com desafios para cumprir boa parte das 150 promessas da campanha que o reelegeu em 2020.

temmais.com separou 15 dessas promessas, sendo cinco que já foram concluídas, outras cinco que estão parcialmente atingidas e mais cinco que ainda não estão nem no meio do caminho.

A prefeitura foi procurada para comentar as promessas ainda não cumpridas, principalmente, mas não houve retorno até a publicação da reportagem.

Cumpridas

  • MERENDA: implementação da aquisição de produtos orgânicos pela Agricultura Familiar visando à saúde dos alunos, à sustentabilidade do meio ambiente e o incentivo aos empreendedores rurais e suas organizações

Em seu primeiro governo, o prefeito Daniel Alonso já havia conseguido bater a meta de 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a merenda escolar na compra de produtos oriundos da agricultura familiar. Entre 2021 e 2022, a administração municipal já abriu cinco chamamentos públicos com este fim, inclusive para aquisição ao longo de 2023, segundo pesquisa no portal oficial da prefeitura.

Aquisição de produtos da agricultura familiar avança (Foto: Divulgação)
  • CULTURA: consolidar Sistema de Financiamento de atividades culturais, por meio de editais periódicos, de modo a garantir menos impessoalidade na distribuição dos recursos.

Além de operacionalizar a contratação de artistas por meio de recursos oriundos das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, a prefeitura de Marília aderiu ao formato de financiamento das artes e estimula à produção cultural local por meio de chamamentos públicos e injetou recursos do próprio orçamento municipal para este fim.

  • MUSEU: reestruturar o Museu de Paleontologia, tornando-o um atrativo turístico em âmbito nacional;

Nos últimos meses o Museu de Paleontologia de Marília finalmente reabriu as portas aos visitantes após quatro anos de reforma. Com novas vitrines e decorações, a instituição voltou a exibir parte dos mais de dois mil fragmentos de ossos encontrados no centro-oeste paulista. Entre as atrações inéditas, o Museu vai disponibilizar óculos de realidade virtual e aumentada 3D para que a experiência dentro do ambiente repaginado se torne ainda mais imersiva.

Museu de Paleontologia voltou a receber o público (Foto: Divulgação)
  • SERVIDORES: aprovação e implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos já encaminhado à Câmara Municipal

Promessa antiga, inclusive herdada de outras gestões, com uma história cheia de “idas e vindas”, o tão esperando plano de cargos, carreiras e vencimentos do funcionalismo público municipal foi sancionado ainda no final de 2021.

Parcialmente cumpridas

  • MOBILIDADE: implantação de 300 novas coberturas e assentos para pontos de parada de ônibus do transporte coletivo

Nos últimos meses, a prefeitura de Marília abriu uma licitação para contratar a confecção de 70 coberturas de ônibus, mas a meta de 300 unidades ainda está longe de ser batida.

  • CONCURSO: realização de novo concurso público para as áreas essenciais;

Ainda que o governo Daniel Alonso venha realizando sistematicamente concursos públicos, eles não parecem ser suficientes para suprimento das centenas de vagas abertas no funcionalismo público municipal em diversas áreas.

  • PARQUES E PRAÇAS: construção do Parque Linear; Parque Cascata; Parque Aquarius; e reforma e ampliação de diversas praças em todas as regiões;

Apesar da entrega da reforma da Praça Maria Izabel e da licitação para reforma de outras 30 praças, ainda há muito o que ser feito para que tais intervenções se materializem, enquanto isso sobra precariedade em muitos dos espaços públicos abertos à população e os alardeados parques Linear e Cascata, por exemplo, ainda estão muito longe de se tornarem uma realidade prática.

  • SAÚDE: implantação de duas Farmácias Polos, sendo uma na Região Leste e outra na Oeste; Ampliação do Programa Remédio em Casa;

Em junho de 2022, a prefeitura inaugurou a farmácia polo municipal na zona oeste da cidade, na avenida Maria Fernandes Cavallari, um bairro em franco crescimento, como parte de uma política de descentralização da distribuição de medicamentos aos pacientes marilienses. A unidade prometida para a zona leste, contudo, ainda segue pendente.

Inauguração da reforma na USF Vila Nova (Foto: Divulgação)
  • SAÚDE: nova sede para USF Santa Augusta e USF Vila Nova; Reforma da USF Jardim Cavallari e UBS Castelo Branco e Reforma do Pronto Atendimento da Região Sul- PA Sul.

Ainda que tenha feito reformas em algumas unidades de saúde, inclusive concluído as melhorias da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Nova em junho de 2022, ainda há muito o que ser feito em diversos outros postos de saúde e serviços de atendimento médico, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, com problemas estruturais que já foram tema de notícia no portal temmais.com. Citada nominalmente nas promessas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Cavallari, por exemplo, precisa de adequações.

Não cumpridas

  • SAÚDE: fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial

Apesar de esforços, como contratações pontuais de servidores, o número de trabalhadores na saúde mental municipal ainda é aquém do esperado, como veio à tona nas últimas semanas com publicação do Conselho Municipal de Saúde no Diário Oficial. Além da falta de pessoal, há outras dificuldades, como falta de estrutura, desmobilização das residências terapêuticas paras quais há licitação em aberto, entre outros problemas.

  • SAÚDE: implantação de duas Unidades Municipais de saúde especializadas (média complexidade) (Região Sul e Leste); Implantação do Ambulatório de Média Complexidade (AME) cirúrgico: serviço regional em parceria com o Estado;

Ainda não saíram do papel as unidades especializadas nas zonas sul e leste da cidade para atendimentos de média complexidade, nem o tão sonhado pela população local AME, inclusive citado diversas vezes em visitas de autoridades estaduais, mas sem qualquer previsão de se concretizar.

Marília perdeu pontos de entrega de recicláveis (Foto: Divulgação)
  • SANEAMENTO: implantação da Coleta Seletiva com apoio das Associações dos Catadores de Marília, promovendo a inclusão social e sustentabilidade através da reciclagem e reuso de materiais passíveis de reaproveitamento.

O portal temmais.com já veiculou diversas matérias que mostram a falta de políticas públicas voltadas à coleta seletiva em âmbito municipal, que inclusive registrou retrocessos recentes, até mesmo nas incipientes iniciativas que eram mantidas por parcerias precárias com grupos de catadores de recicláveis, que se queixavam da falta de apoio. Diversos ecopontos para entrega direta de resíduos acabaram retirados da cidade.

  • MOBILIDADE: implantação do Corredor Viário Linear, ao longo da Ferrovia, notadamente no trecho entre os distritos de Lácio e de Nóbrega, incrementando a mobilidade urbana através de corredores viários e ciclovias;

Não há notícias sobre a criação do chamado corredor Viário Linear na linha férrea que corta Marília, nem mesmo iniciativas envolvendo a criação de ciclovias, apesar de cobranças de grupos interessados na questão em âmbito local.

  • TRANSPORTE: remodelação do transporte coletivo e implantação de novos terminais nas zonas Sul e Norte

Outro assunto que não apareceu nos últimos anos, desde a divulgação das propostas de governo, há mais de dois anos, é a criação de novos terminais urbanos para melhoria da mobilidade urbana em Marília. O terminal do Centro segue sendo o único à disposição da população.

FONTE: TEMMAIS.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *