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Prefeitura lança o Projeto “Marília Sem Papel” com objetivo trazer economia, segurança e celeridade

Projeto já terá início nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, com previsão de economiza de R$ 2,3 milhões por ano

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais de Tecnologia da Informação e da Administração, lançou na tarde desta terça-feira, dia 31 de janeiro, no auditório 2º andar do Paço Municipal, o Projeto “Marília Sem Papel”, com previsão de economia de R$ 2,3 milhões por ano. 

Muitos processos no setor público são lentos porque são tramitados através de papel. Além de gerar custo com o próprio papel, há custo de transporte de documentos entre secretarias e departamentos, além do risco de extravios e necessidade de espaço de armazenamento para o “arquivo morto”.

O “Marília Sem Papel” visa mudar isso, transformando tudo para o meio eletrônico, agilizando a gestão e reduzindo custos. 

A solenidade de lançamento contou com as presenças do vice-prefeito Cícero do Ceasa, que representou o prefeito Daniel Alonso no evento; o vereador Evandro Galete; e os secretários municipais Eduardo Yamamoto (Tecnologia da Informação) e Cássio Luiz Pinto Júnior (Administração); entre outros; o presidente da Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília), Adriano Martins; além do diretor de Negócios da 1 Doc Tecnologia S.A., Anderson Valli.

Cícero do Ceasa destacou a importância do projeto. “O Marília Sem Papel é um grande projeto e será uma transformação para Marília, ficando como legado para a nossa cidade. É mais uma inovação da gestão do prefeito Daniel, começando pelos servidores, mas que irá beneficiar também toda a população. Agradeço a todos que viabilizara a implantação de mais esse projeto.”

O secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, afirmou que o projeto será um marco para a administração. “Esse projeto realmente vira a chave do município nessa transformação digital, sendo um dos primeiros do Estado a fazer essa implantação. Até então toda a tramitação de protocolos era muito morosa e a partir de agora será muito mais dinâmica, trazendo também economia ao município e muita mais celeridade e segurança. Só temos que agradecer a todos que nos apoiaram e nos deram todo respaldo para que pudéssemos, junto com a equipe da 1 Doc Tecnologia, implantar o Marília Sem Papel já a partir desta quarta, dia 1º de fevereiro.”

Já o diretor da 1 Doc Tecnologia S.A, Anderson Valli, informou que a empresa dará suporte individual para esclarecer qualquer dúvida. “Teremos uma equipe sempre online para colaborar com quem está utilizando o sistema, sanando qualquer dúvida e ajudando o servidor, bem como a população. Trata-se de uma plataforma de alta segurança, que trará celeridade a essa tramitação de documentos, gerando também economia ao município.”

COMO IRÁ FUNCIONAR? 

O envio e recebimento oficial de documentos no setor público serão através de uma plataforma digital. A demanda chega pelo site da Prefeitura ou é lançada internamente via memorando. 

Após o envio, o setor recebe o documento imediatamente. A cada resposta ou encaminhamento, será criado um novo despacho, sendo possível anexar arquivos e acompanhar quem já leu, deixando o processo interno totalmente transparente.  Os dados são protegidos e não podem ser alterados.   

Não haverá mais a necessidade do munícipe se deslocar até o Ganha Tempo para protocolar documentos, ele poderá fazer a solicitação de sua residência. 

Pessoas sem acesso à internet ou com dificuldade ainda poderão procurar o Ganha Tempo para fazer o processo no local, porém o mesmo será eletrônico para a tramitação. Os documentos terão assinaturas eletrônicas. 

Já os protocolos físicos continuarão existindo até que tudo se torne eletrônico. A previsão é que em até dois anos não haja mais documentos em papel. 

Os servidores públicos, inclusive, já participaram nos últimos dias de treinamentos de como utilizar o projeto.

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