Chanceler japonês parte a Nova York para participar de reuniões da ONU
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Hayashi Yoshimasa, deverá participar de reuniões nas Nações Unidas que coincidirão com o primeiro aniversário da invasão russa na Ucrânia.
Hayashi partirá para Nova York nesta quarta-feira à noite. Ele exortará os membros das Nações Unidas a votarem a favor de um projeto de resolução que exige a paz na Ucrânia. A minuta solicita a retirada imediata das tropas russas e foi apresentada pela Ucrânia e endossada pelo Japão e outros países.
Hayashi também deverá participar de conversações ministeriais no Conselho de Segurança das Nações Unidas na sexta-feira. Espera-se que ele denuncie a Rússia e enfatize a necessidade de manter e fortalecer a ordem internacional baseada no Estado de Direito.
O Japão está servindo como presidente rotativo do Grupo dos Sete e como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.
O país espera ganhar reconhecimento por responder à situação na Ucrânia antes de sediar o encontro de cúpula do G7, que será realizado em Hiroshima no mês de maio.
FONTE ; NHK PORTUGUÊS