GeralMarília Política

Secretaria Municipal da Educação participa do Workshop Imaginal Teachers Training Program

Evento, realizado em Pompeia, de 16 a 18 de março, pela ITC, teve 20 profissionais de escolas municipais

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveu a participação de 20 profissionais de EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) em evento promovido no município de Pompeia, nos dias 16, 17 e 18 de março, pela ITC Brasil (Imaginal Transformation Center Brasil). 

No primeiro dia de formação foi realizada a visita técnica que contemplou o panorama do evento que envolve o ITC Brasil, a Imaginal Education e as entidades parceiras (Fundação Shunji Nishimura, SENAI, FATEC e Grupo Jacto), possibilitando aos professores, coordenadores, diretores, supervisores e assistentes técnicas a observação de ambientes e organizações de trabalho favoráveis a uma aprendizagem profunda.

O público presente contou ainda com dois dias de imersão em que foram oferecidos aspectos teóricos alinhados às estratégias para implantação em sala de aula dos aspectos que norteiam o processo de aprendizagem dos alunos: Cultura, Transformação dos Papéis, Aprendizado com Base em Neurociência, Qualidade, Avaliação Formativa, Personalização, Fechamento de Brechas, Colaboração e Prontidão para o Futuro. 

No Wokshop em questão, foi apresentado aos participantes do evento o modelo Imaginal de Aprendizagem Profunda (Profound Learning), o qual tem como princípio básico a propriedade emergente ou o resultado da coletividade de seus elementos e seu desenvolvimento. A Master Academy & College que utiliza esse modelo de aprendizagem há 25 anos se tornou a escola “número um” em excelência acadêmica na província de Alberta, no Canadá. 

Ao longo do evento, os participantes foram impulsionados pelos preletores: Tom Rudmik, Andy Rudmik, Cindy Backstrom, Trish Braddy e Curtis Arends da Master Academy & College à realização de diversas atividades e experiências que possibilitaram a vivência de novas abordagens e ampliação de possibilidades para uma aprendizagem significativa.

“Esses três dias de formação foram muito produtivos. Estabelecer uma conexão com uma filosofia de aprendizagem em que o aluno é o protagonista durante todo o processo é algo para enriquecer as nossas práticas cotidianas. Ouvir dos professores canadenses as experiências e vivências com o Profound Learning nos permite pensar na ressignificação das nossas rotinas, o que agrega muito à nossa formação pessoal e profissional”, afirma a participante Flávia Simone Rodolfo da Silveira, diretora da EMEF Nicácia Garcia Gil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *