VariadosVariedades

Empresário de Marília recebe homenagem da Câmara Municipal de SP em sessão que enalteceu os 75 anos do Estado de Israel

Solenidade do Poder Legislativo de São Paulo também prestou honras ao sobrevivente do holocausto Joshua Strul

O empresário Jean Patrick Garcia Baleche, CEO do Grupo Hadassa, recebeu nesta segunda-feira, dia 8 de maio, homenagem da Câmara Municipal de São Paulo em solenidade organizada pela vereadora e jornalista Edir Sales (PSD) para celebração dos 75 anos de fundação do Estado de Israel. Garcia e outras personalidades que mantêm integração e intercâmbio com o Estado de Israel – fundado em 1948 durante assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidas) presidida pelo então diplomata brasileiro Osvaldo Aranha (1894-1960) – receberam placas em reconhecimento pela dedicação ao povo israelense.

O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) e o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth (PSD) – que tem raízes pessoais na comunidade judaica brasileira – presenciaram a solenidade, transmitida ao vivo pelas redes sociais do Poder Legislativo paulistano. Outra personalidade presente foi o jornalista Sérgio Redó, presidente da Associação Paulista de Imprensa, a API, e o cônsul-geral de Israel no Brasil, Rafael Erdreich. “Israel e Brasil formam uma nação irmã, nossos povos são irmãos e a solenidade da Câmara de São Paulo é um momento especial”, disse o cônsul em entrevista para a TV Câmara de São Paulo. A sessão solene também reconheceu os 90 anos de atividade da API.

Garcia, que já realizou mais de 50 viagens e excursões à Terra Santa – inclusive esteve neste ano ao menos em três oportunidades em Jerusalém, capital de Israel – agradeceu a homenagem recebida pela comunidade israelense no Brasil. O CEO do Grupo Hadassa organiza o Fórum de Prefeitos Brasileiros em Israel, programado para acontecer no segundo semestre de 2023.

Embora com 75 anos de história, o Estado de Israel possui uma trajetória de milênios, sendo que parte da história do povo israelense está escrita na Bíblia Sagrada – principalmente no Primeiro-Testamento. O Estado, uma democracia parlamentarista, possui a maior proporção mundial de pessoas formadas em cursos superiores com relação a toda população residente no país. Terra sagrada para judeus, muçulmanos, católicos e adeptos à religião bahá’í, é uma nação com expertise em várias áreas: tecnologia, inteligência, agricultura, produção, turismo, entre outras. Jerusalém, por exemplo, abriga pontos sagrados para o cristianismo, como a via dolorosa por onde Cristo carregou sua cruz, aos muçulmanos, como a mesquita Al-Aqsa, e aos jdeus, a exemplo do Muro das Lamentações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *