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Professores coordenadores de Emeis de Marília participam do encontro ‘Laboratório da Cultura Mais Elaborada’

Educadores da rede municipal vivenciaram oficinas culturais com linguagens musicais, corporais, artísticas e literárias

Os professores coordenadores das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) da rede municipal de ensino participaram na sexta-feira passada, dia 5 de maio, do encontro ‘Laboratório da Cultura Mais Elaborada’. O evento proporcionou oficinas culturais com a educadora Yara Lúcia L. Aguiar, músico Marcelus Vinícius Marques Beato, professora Morgana Alves Trindade, arte-educador e artista plástico Aloísio Dias da Silva, professora Zélia Inês Lázaro Rodrigues e assistente Selma Aparecida Locatel. As oficinas complementaram encontro anterior, realizado em 27 de abril, cujo tema trouxe a ‘Complexidade cultural na escola da infância’ e foi ministrado pela assistente técnica de área de Emei, Kelly Cardoso Press.

Conforme a teoria histórica-cultural, a cultura se constitui como as fontes das qualidades humanas. Deste modo, precisamos apresentar para as crianças desde bebês o acúmulo histórico que proporcionou a expressividade humana”, observou a supervisora da Educação Básica, professora Karina Carrião. As ações do último dia 5 de maio tiveram como meta repertoriar as experiências infantis na busca por uma cultura mais elaborada. Os docentes da rede municipal de ensino de Marília puderam vivenciar as oficiais culturais com ênfases em linguagens musical, corporal, artística e literária.

A oficina de linguagem musical contou com a participação do músico Marcelus Vinícius Marques Beato e da professora coordenadora Morgana Alves Trindade, oficina de linguagem corporal foi ministrada pela professora Yara Lúcia L. Aguiar e oficina artística teve como instrutor o artista plástico naïf Aloísio Dias da Silva. A oficina de linguagem literária, por sua vez, foi elaborada pela professora Zélia Inês Lázaro Rodrigues e conduzida pela assistente técnica de área Selma Aparecida Locatel.

O encontro Laboratório da Cultura Mais Elaborada proporcionou a oportunidade para o diálogo sobre a relevância de todas as linguagens infantis e a necessidade de sofisticarmos nossas ações educativas e promovermos nas crianças o máximo de desenvolvimento”, destacou o secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi.

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