Janela Para o JapãoNotícias

Vacina japonesa contra dengue pode ser disponibilizada no município de Quintana

Município paulista com cerca de 6,7 mil habitantes, Quintana pode ser contemplada com a nova vacina japonesa contra a dengue, recém-aprovada para utilização no Brasil.

Pelo menos essa é a expectativa do prefeito Fernando Itapuã, que visitou na última semana o Consulado do Japão em São Paulo. O encontro teve o objetivo o estreitamento dos laços  governamentais entre a cidade brasileira com o governo japonês, e contou com a presença do cônsul adido médico, Kamatani Hiroyuki, o cônsul do setor econômico, Shishido Takashi, e o ex-deputado Walter Ihoshi.

Segundo a prefeitura, o Consulado está disposto a auxiliar o município na intermediação de contatos com o laboratório Takeda, produtor do imunizante contra a dengue. A nova vacina recebeu aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é composta de quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença. Pode ser aplicada em crianças a partir de quatro anos até idosos de 60 anos.

Estudos técnicos divulgados pelo jornal da Universidade de São Paulo (USP) mostram que a vacina produzida pelo laboratório Takeda não apresenta contraindicação quanto às doenças preexistentes. O medicamento deve ser tomado em duas doses e não apresenta efeitos colaterais específicos.

Por se tratar de uma vacina de vírus atenuado, a dose somente é contraindicada para pessoas que fazem uso de imunossupressores, ou seja, com doenças autoimunes e que usam medicamentos que baixam a imunidade. A vacina japonesa é composta de versões atenuadas dos quatro diferentes sorotipos do vírus causador da dengue, vivos e enfraquecidos. Após a aplicação, o sistema imunológico identifica esses sorotipos atenuados como estranhos, para então o corpo começar a produção de anticorpos para o combate.

“Nosso agradecimento especial ao Consulado do Japão em São Paulo, em especial ao cônsul-geral Kuwana Ryosuke e aos senhores Kamatani Hiroyuki, cônsul adido médico e Shishido Takashi cônsul do setor econômico e ao grande amigo e ex-deputado Walter Ihoshi”, concluiu o chefe do Executivo.

FONTE: NIPPON JÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *