GeralMundo

Chefe da ONU reafirma apoio ao enviado do Sudão

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, manifestou total confiança em manter no cargo o seu enviado especial no Sudão, Volker Perthes.

As declarações foram feitas a jornalistas, em Nova Iorque, após uma reunião fechada do Conselho de Segurança. A sessão realizada na quarta-feira debateu a renovação do mandato da Missão Integrada de Assistência à Transição das Nações Unidas no Sudão, Unitams.

Exército e paramilitares

O chefe da ONU disse que cabe ao Conselho de Segurança determinar se apoia a continuação da operação internacional por mais algum período ou se é o momento de parar.

Pela sexta semana, o país é marcado por confrontos entre o Exército e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido.

Acnur adverte que precisará de um “enorme apoio logístico” por causa do movimento dos refugiados das áreas fronteiriças em busca de segurança

Open Source

Acnur adverte que precisará de um “enorme apoio logístico” por causa do movimento dos refugiados das áreas fronteiriças em busca de segurança

Nesta quinta-feira, a diretora do Programa Mundial de Alimentos, PMA, condenou a pilhagem de um armazém em El Obeid, sudoeste da capital Cartum.

Trata-se da maior base logística da agência no continente africano e “uma linha de vida vital para milhões de beneficiários no Sudão e no Sudão do Sul”.

Em sua conta numa rede social, Cindy McCain deplora “de forma veementemente o saque de alimentos e bens”. A comida armazenada era suficiente para 4,4 milhões de pessoas. McCain considerou “injusto roubar dos famintos” ao pedir o fim dessas ações.

Emergência no Chade

Antes, a Agência da ONU para Refugiados, Acnur, disse haver mais de 100 mil refugiados sudaneses no vizinho Chade desde a eclosão do conflito. Ao todo, cerca de meio milhão de cidadãos do Sudão estão em território chadiano, o que levou a agência a fazer um apelo por apoio de emergência.

No próximo trimestre, prevê-se que mais de 200 mil pessoas possam fugir para o Chade.

Com a aproximação da estação chuvosa, o Acnur adverte que precisará de um “enorme apoio logístico” por causa do movimento dos refugiados das áreas fronteiriças em busca de segurança.

FONTE: ONU NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *