Janela Para o JapãoNotícias

Ministros da Defesa do Japão e da Coreia do Sul decidem acelerar negociações sobre questões pendentes

Os ministros da Defesa do Japão, Hamada Yasukazu, e da Coreia do Sul, Lee Jong-sup, decidiram acelerar negociações sobre questões bilaterais pendentes.

Hamada e Lee encontraram-se domingo em Singapura. Foi o primeiro encontro dos ministros da Defesa dos dois países desde novembro de 2019.

Hamada reiterou a posição do Ministério da Defesa do Japão de instar a Coreia do Sul a evitar uma repetição de um incidente com radar. O governo japonês tem dito que, em dezembro de 2018, um destróier sul-coreano direcionou um radar de controle de disparos para uma aeronave de patrulha das Forças de Autodefesa japonesas que sobrevoava o Mar do Japão.

Lee repetiu a posição da Coreia do Sul de que o destróier não apontou o radar para o avião japonês. O Ministério da Defesa sul-coreano tem afirmado insistentemente que, por provocação, uma aeronave japonesa das Forças de Autodefesa sobrevoou em baixa altitude um navio militar sul-coreano.

Os dois ministros confirmaram a necessidade de promover cooperação entre autoridades do setor e decidiram acelerar negociações em nível de trabalho sobre questões pendentes, incluindo medidas para evitar incidentes do gênero.

Os ministros também criticaram fortemente a Coreia do Norte por usar tecnologia de mísseis balísticos em sua recente tentativa de lançar o que chama de satélite de reconhecimento militar, dizendo que a medida viola resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *