Janela Para o JapãoNotícias

Governo japonês quer 30% dos cargos executivos ocupados por mulheres nas principais empresas até 2030

O governo japonês anunciou, na segunda-feira, um pacote de projetos de políticas para promover a igualdade de gêneros. Entre eles, inclui-se a meta de ter pelo menos 30% de mulheres ocupando cargos executivos nas principais empresas até 2030.

O anteprojeto visa contar com, no mínimo, uma mulher como membro da diretoria nas principais empresas listadas no Prime Market da Bolsa de Valores de Tóquio por volta de 2025. O governo deve exortar essas empresas, por meio da bolsa de valores, a introduzirem tais regulamentos até o fim de 2023.

O projeto exige também a garantia de que funcionários do sexo masculino possam tirar a licença-paternidade. Também requer a criação de um sistema que mantenha a renda de uma família enquanto o empregado trabalha menos horas até o filho completar 2 anos de idade.

Medidas de fortalecimento para proteger as mulheres de agressões sexuais e outras formas de violência de seus parceiros e outras pessoas estão incluídas no projeto, bem como de prevenção de assédios no local de trabalho.

O governo discutirá o anteprojeto com os partidos no poder antes de finalizar o conteúdo ainda neste mês.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *