Boas Notícias

Dr. Cegonho, médico humano e sensível do SUS, ajuda grávidas e faz sucesso nas redes

Sensibilidade e vocação. Palavras que guiam o Dr. Cegonho, um médico ginecologista e obstetra do SUS que usa técnica, gentileza e humor para ajudar grávidas no momento difícil de dar à luz.

Paulo Favini costuma gravar vídeos bem humorados, mostrando momentos do dia a dia com as pacientes e os “pacotinhos de amor”, como costuma chamar os recém-nascidos.

“A palavra ‘obstetra’ tem origem no latim obstare, que significa “ficar ao lado”. Além de estar ao lado o obstetra, deve ter empatia, passar segurança de uma forma mágica e participar ativamente em um dos momentos mais importante na vida”, disse Flávio Favini, que mora em Rio Branco, no Acre, e viaja entre Cruzeiro do Sul, Feijó e Taraucá.

Desconstrói mitos e faz sucesso

O jeito especial do médico cativou as redes sociais. Com o apelido de Dr. Cegonho, Paulo mantém um perfil no TikTok com vídeos que reúnem mais de 1 milhão de curtidas.

Não é para menos: ele desconstrói mitos e explica em detalhes dúvidas sobre a saúde da mulher.

Paulista, Dr. Cegonho vive no Acre há mais de duas décadas e afirma que a medicina só tem sentido se for humanizada e voltada para o atendimento do público.

Ele costuma dar plantão desde a obstetrícia, área em que é especialista, até clínica-geral.

O apelido

Árduo defensor do Sistema Único de Saúde (SUS), ele conta que o apelido de ‘Dr. Cegonho’ foi dado por uma paciente e a brincadeira pegou. Aí, ele registrou o nome nas redes sociais.

Paulo se esforça para rebater a imposição do médico em um altar ou um degrau acima dos demais. Segundo ele, o trabalho que faz é de acolhimento.

Os vídeos dele fazem muito sucesso. Dr. Cegonho reúne admiradoras e seguidoras em todo país.

E não faltam elogios e pedidos para ele andar pelo Brasil afora.

Direito à escolha

Acostumado a lidar com mazelas e angústias, Dr. Cegonho ouve muito as mulheres, por esta razão é um defensor do direito de escolha delas. É favorável à laqueadura e ajuda o que estiver ao alcance dele, dentro da lei.

Bem-humorado, em um dos vídeos aparece anunciando que aquele era o tão desejado dia da cirurgia de laqueadura.

“O procedimento da laqueadura é muito simples. O corte é bem pequenininho. A recuperação é muito boa. Amanhã [esta paciente] está recuperada e vai embora para casa”, explicou o médico.

Inspiração e admiração

Nas redes sociais, fãs, admiradoras e profissionais de saúde elogiam o Dr. Cegonho pelos vídeos e a forma como lida com situações de tensão e angústia num hospital.

“[Eu queria] um doutor desse aqui na minha cidade para ajudar tantas mulheres”, disse uma internauta.

Outra afirmou que: “Meu segundo parto foi um trauma pra mim, deixaram de parto, placenta e tudo justamente por esse motivo optei por fazer laqueadura”.

Uma internauta sintetiza o sentimento de todas: “Isso é maravilhoso quem dera se todos fossem assim”.

FONTE: SÓ NOTICIA BOA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *