Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe atualiza plano de ações em reunião presidida pelo prefeito de Marília
Encontro extraordinário do órgão aconteceu na manhã desta quinta, dia 20 de julho, no Hotel Tenda, na região central
O prefeito de Marília, Daniel Alonso, liderou na manhã desta quinta-feira, dia 20 de julho, a 38ª reunião extraordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP), o qual é presidente. Prefeitos e representantes dos municípios que formam as duas bacias hidrográficas estiveram presentes, bem como membros da sociedade civil organizada. Os trabalhos aconteceram no Hotel Tenda, no centro da cidade. Na plenária, o comitê aprovou várias deliberações, entre elas atualização o plano de ações e o programa de investimentos.
Em março deste ano, o prefeito Daniel Alonso foi reconduzido pela 4ª vez à presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Aguapeí e Peixe, durante a 45ª reunião ordinária do colegiado também realizada em Marília. Participam diretamente com poder de voz dentro no órgão representantes de 58 Municípios com sedes urbanas banhadas pelos rios Aguapeí e Peixe. Contudo, outras 34 cidades têm territórios parciais abastecidos pelos cursos d’águas, o que eleva a representatividade para 92 cidades paulistas localizadas nas regiões Centro e Oeste do Estado.
A reunião extraordinária desta quinta-feira, dia 20 de julho, incluiu considerações do vice-presidente do comitê, Luís Sérgio de Oliveira, palavras da secretária-executiva Suraya Modaelli e uma homenagem póstuma à engenheira ambiental Fernanda Buono da Silva, de Tupã, e que teve forte atuação no comitê. Fernanda faleceu em consequência de um câncer aos 31 anos de idade em abril deste ano. Outra atividade realizada durante a 38ª reunião extraordinária do comitê consistiu na capacitação de instrumentos de gestão sobre outorga de direito de uso.
“Tivemos uma reunião objetiva, mas ao mesmo tempo bem produtiva, com as presenças de diversos prefeitos das cidades que integram o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe. Importante destacar que também aprovamos toda a programação de educação ambiental que o comitê estará desenvolvendo a partir de agora e até o final de 2024”, comentou o prefeito de Marília e presidente do comitê.