Santa Casa de Marília faz três transplantes de fígado pelo SUS em apenas quatro meses
A Santa Casa de Marília fez três transplantes de fígado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em apenas quatro meses. O hospital conta com credenciamento do Ministério da Saúde para procedimentos do gênero e atende principalmente pacientes da região Centro-Oeste Paulista dos 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).
O primeiro transplante hepático ocorreu em 23 de fevereiro deste ano. Paciente de 40 anos, de Osvaldo Cruz (município a 123 km de Marília), atendido pelo Ambulatório de Transplantes Hepáticos, apresentava uma colangite biliar primária, em que o próprio corpo ataca os ductos biliares do fígado, causando uma inflamação crônica, com a coloração da pele ficando permanentemente amarela e junto com esta doença ele também tinha uma retocolite ulcerativa, que tem forte associação com a colangite biliar primária, atingindo o intestino grosso. O fígado veio de um doador de São Paulo. O procedimento foi um sucesso, com o paciente recebendo alta no sexto dia após o transplante.
Os outros dois pacientes – de 62 anos e de 59 anos – que fizeram transplantes de fígado – em 27 de maio e 21 de junho – residem em Ourinhos (cidade a 92 km de Marília) e ambos apresentavam tumores malignos (câncer) no referido órgão, evidenciando a necessidade urgente do procedimento.
“Temos cerca de 200 pacientes recebendo acompanhamento médico e de equipe multiprofissional em nosso Ambulatório de Transplantes Hepáticos. A lista de espera por transplantes é coordenada pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde. Casos mais graves e que tenham a compatibilidade sanguínea são priorizados, a partir da órgãos doados com a autorização de suas respectivas famílias. Hoje, temos 40 pacientes à espera de um transplante de fígado sendo acompanhados pelo nosso ambulatório”, explicou o cirurgião do aparelho digestivo e membro da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), coordenador do Serviço de Transplante Hepático da Santa Casa de Marília, Francisco Antônio Sergi Filho.
Com a implantação do Serviço de Transplante de Fígado na Santa Casa de Marília, pacientes da região agora não precisam percorrer grandes distâncias para a realização do procedimento. “Em nosso hospital temos profissionais altamente qualificados para os transplantes hepáticos e prova disso é o sucesso destes primeiros procedimentos, todos com os pacientes recuperados e com os órgãos transplantados em pleno funcionamento. Na nossa unidade hospitalar garantimos todo acompanhamento necessário para o êxito dos procedimentos realizados”.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, fez questão de ressaltar que a unidade hospitalar filantrópica mariliense realiza mais de 70% dos seus procedimentos via SUS. “Somos um importante serviço hospitalar de saúde pública, inclusive em procedimentos de média e alta complexidades sendo realizados sem custos para o paciente. Estamos satisfeitos em oferecer o Serviço de Transplante Hepático a partir deste ano e lembramos que já fazemos transplantes renais em nosso hospital há mais de 40 anos, também com grande sucesso e sendo o quinto maior centro de transplantes de rins do interior de São Paulo”.