Saúde

Palestras na Santa Casa de Marília exaltam importância de ouvir e engajar o paciente no processo do cuidado

Palestras realizadas nos dias 18 e 19 de setembro, no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, exaltaram a importância de ouvir e engajar o paciente no processo de cuidado. As atividades aconteceram em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente (17 de setembro). O tema central do evento foi “Engajar Pacientes para a Segurança do Paciente”.

A estratégia global da OMS (Organização Mundial de Saúde) para os serviços de saúde (2016-2026) define como principal objetivo para o cuidado centrado no paciente o empoderamento e o engajamento dos indivíduos e famílias como participantes ativos do seu cuidado, a fim de atingir melhores desfechos em saúde, sobretudo no caso das doenças crônicas não transmissíveis. 

Na abertura dos trabalhos, o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe assistencial da unidade hospitalar filantrópica mariliense. “Todo este cuidado com o paciente faz a diferença. Ficamos satisfeitos em acompanhar este empenho de todos para que o atendimento seja satisfatório e o paciente fique contente com o que está recebendo em nosso hospital”.

A primeira palestra, no dia 18 de setembro, abordou “Direitos do Paciente: Preceitos Básicos de Segurança do Paciente”, com a advogada da Comissão de Direito Médico e da Saúde da 31ª Subseção de Marília da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marília Emiko Touma Matos. “É importante respeitar a vontade do paciente e ao mesmo tempo os profissionais da área assistencial precisam entender como passar informações de forma adequada, não somente ao paciente, bem como ao acompanhante dele, mostrando sempre o cenário. Com isso o paciente é valorizado e o profissional também”.

No mesmo dia, a enfermeira da Auditoria de Contas da Santa Casa de Marília, Elaine Muniz, enfatizou o tema “Participação dos Pacientes e Familiares para a Promoção do Cuidado Seguro”. “Devemos ter estratégias bem definidas para promover a participação do paciente para o cuidado seguro. Comunicação efetiva, orientações e vigilância, estabelecimento de vínculo, interação, informações sobre diagnóstico e tratamento e valorização das preferências do paciente são pontos importantes a serem observados e colocados em prática”, disse ela, que também promoveu uma dinâmica sobre segurança do paciente com os participantes da palestra.

No dia 19 de setembro, nos períodos da manhã e da noite, o superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, comentou sobre “Inserção do Paciente e Família no Cuidado em Saúde: Perspectivas”.

“O engajamento do paciente depende de quatro fatores que devem estar relacionados ao próprio paciente, à doença e tratamento, aos profissionais e às organizações de saúde. Quando conhecemos o cliente como um todo proporcionamos mais segurança. Já desenvolvemos ações importantes no hospital como as nossas reuniões em que ouvimos a experiência do paciente e queremos avançar ainda mais”, ressaltou Márcio Mielo.

A coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente, Flávia Lima, fez um balanço positivo dos dois dias de atividades destinados à explanações, discussões e reflexões sobre a segurança do paciente. “Estas ações impactam diretamente no atendimento do paciente. Realizamos um trabalho de gestão da qualidade e segurança do paciente o ano todo, com o intuito de estarmos aplicando os processos com a participação de todos os setores do hospital”. 

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