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Aeroporto de Marília vai ganhar 30 lojas e um novo terminal, para até três aeronaves e 200 passageiros

Pista de pouso e decolagem foi uma das primeiras criadas no interior paulistano em 1961, onde também foi fundada a TAM Linhas Aéreas, hoje LATAM Brasil

A Rede VOA, empresa que assumiu em 2021 um contrato público de administração do Aeroporto Estadual de Marília “Frank Miloye Milenkovich” por 30 anos, enfim anunciou que irá

começar as obras de ampliação e reforma do terminal, que já tem mais de 60 anos de atividade e está obsoleto, sem local adequado para o uso da população, bem como pouco utilizado, com a oferta de apenas uma empresa aérea (Azul Linhas Aéreas) e de apenas um horário comercial de vôo por dia, com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Novo terminal vai triplicar pela primeira vez após mais de 60 anos a capacidade de receber aeronaves

Desde que foi criado o aeroporto recebeu apenas uma reforma predial e uma extensão de pista, além de oferecer oficina e garagens para aeronaves.

Fundado em 1961, é antiga a reivindicação da população da região por um transporte aéreo mais eficaz, amplo e para diversos destinos.

O terminal chegou a operar com até duas companhias aéreas simultaneamente (Pantanal e Azul) por um curto período de tempo e com até quatro voos diários. De lá para cá a oferta só caiu.

Sobre o aumento da demanda, a concessionária que assumiu o aeroporto mantém segredo. Só afirma que estão sendo planejados e negociados o aumento dela.

Já a reforma, que há dois anos a empresa alega estar ainda em planejamento, agora anunciou uma data de início e fim e o que será investido. A novidade é que vai aumentar a capacidade do terminal, de 74 para 200 passageiros, de pouso de apenas uma para até três aeronaves ATRs simultaneamente (bimotores). Quando forem oferecer mais vôos e horários a estrutura estará pronta.

A reforma, que está orçada em R$ 3,5 milhões, está em fase de aprovação de projetos, tendo como prazo o início da execução das obras em dezembro, com duração programada de seis meses.

Veja a ilustração do novo aeroporto, com centro comercial com  30 lojas na entrada e dois andares para embarque e desembarque

O projeto, cujas imagens detalhadas a seguir, pretende criar um boulevard – assim como está sendo implementado no aeroporto de Ribeirão Preto, também administrado pela Rede VOA – com 30 lojas e prestadoras de serviço. O boulevard de 600 m2 se localizará onde fica o atual terminal.

Já o terminal de passageiros mudará para um prédio novo, com dois andares, sendo embarque no térreo e o desembarque no primeiro piso. A área total do novo terminal é de 2 mil m2 e pretende triplicar a capacidade do aeroporto de Marília, que vai ganhar a capacidade de atender até três aeronaves ATRs simultaneamente.

A Rede VOA informou ainda que já implantou equipamentos para suporte a voos IFR (por instrumento) e está em fase de implantação do indicador de rampa de aproximação (PAPI) e área de segurança de pista (RESA). A proposta estabelece ainda que o Ipê, árvore símbolo de Marília, que fica defronte ao terminal, será preservado na reforma.

FONTE: JC MARÍLIA

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