Saúde

Programa Diagnóstico Precoce promove capacitação para profissionais da rede básica de saúde de Assis

Realizado com recursos do McDia Feliz (parceria com o Instituto Ronald McDonald), o Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas promoveu capacitação para profissionais da rede básica de saúde de Assis (município a 76 km de Marília), no último dia 14 de setembro. Coordenado pela médica da Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Marília, Renata Trinca, o curso teve carga horária de seis horas.

Setenta e sete profissionais participaram das atividades para estimular o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Representantes de municípios vizinhos de Assis também marcaram presença na capacitação em uma parceria entre a Santa Casa de Marília, Secretaria Municipal da Saúde de Assis e a Fema (Fundação Educacional do Município de Assis).

Além de profissionais de nível médio, a capacitação do Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas também já foi realizada para estudantes de medicina e enfermagem de Assis e região. Antes, o mesmo trabalho já havia sido desenvolvido na rede básica de saúde de Marília e também a estudantes de medicina e enfermagem da cidade “símbolo de amor e liberdade”.

“Através da campanha McDia Feliz, nós podemos realizar este curso de capacitação sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil aos profissionais de saúde e desta forma buscar a redução da mortalidade por câncer das nossas crianças e adolescentes, além de aumentar a qualidade de vida dos pacientes com o diagnóstico mais precoce possível. Buscamos ainda ampliar o número de profissionais de saúde e estudantes capacitados para atingir o maior número de crianças e adolescentes assistidos pelo programa”, enfatizou a médica oncologista pediátrica da Santa Casa de Marília, Renata Trinca.

Para a secretária municipal da Saúde de Assis, Cristiani Silvério de Andrade Bussinati, a parceria com a Santa Casa de Marília, juntamente com o Instituto Ronald McDonald, está sendo de fundamental importância. “No primeiro encontro participaram médicos e enfermeiros e neste segundo encontro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários, profissionais de saúde atuantes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Todas estas formações que contribuem para o diagnóstico precoce são extremamente relevantes, pois quanto mais cedo tivermos o diagnóstico, maiores serão as possibilidades de iniciar o tratamento necessário. Nossos profissionais avaliaram a formação de forma muito positiva e com certeza fará a diferença no cotidiano do trabalho e no atendimento às nossas crianças”, disse ela.

Sobre o McDia Feliz

A Santa Casa de Marília participa do McDia Feliz, em parceria com o Instituto Ronald McDonald, há 24 anos. A renda conseguida com a venda de sanduíches Big Mac e de camisetas são destinadas a ações de combate à Oncologia Pediátrica. 

Pelo terceiro ano consecutivo a Santa Casa de Marília realiza o Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas para que profissionais da saúde e estudantes de cursos de graduação na área de saúde possam identificar o câncer o quanto antes em crianças e adolescentes, aumentando sobremaneira as chances de cura da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *