Saúde

Santa Casa de Marília abre Outubro Rosa com palestras sobre prevenção e combate ao câncer de mama

A Santa Casa de Marília abriu a programação do Outubro Rosa com duas palestras no salão de reuniões da instituição, neste dia 2 de outubro. O médico mastologista Carlos Giandon destacou o tema “Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama” e o médico cirurgião plástico Fábio Pierucci enfatizou “Reconstrução da Mama”. 

O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, afirmou que é sempre importante orientar as pessoas sobre saúde. “Temos campanhas o ano todo e cumprimos com nosso papel de estimular as pessoas a cuidarem da saúde e viverem com qualidade de vida”.

“O diagnóstico precoce é muito importante para garantir um tratamento imediato que possa proporcionar maiores chances de cura. Desta forma, qualquer alteração na mama deve servir de alerta. Os exames clínicos devem ser feitos a partir dos 40 anos e as mamografias são muito importantes para o diagnóstico. Mulheres inseridas nos grupos de risco devem iniciar os exames aos 35 anos”, destacou Carlos Giandon.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), em 2022 foram 73.610 novos casos de câncer de mama no País, com um risco estimado de 41,89 casos a cada 100 mil mulheres. A faixa etária mais atingida pela doença é dos 45 aos 55 anos e em aproximadamente 90% dos casos os diagnósticos de câncer são descobertos pelas próprias pacientes. O número de mortes pela doença é de 11,84 a cada 100.000 mulheres no mundo.

Fábio Pierucci ressaltou que a reconstrução da mama devolve a autoestima às mulheres que tiveram que passar por procedimentos de mastectomia ou quadrantectomia. “A reconstrução pode ser imediata ou tardia, dependendo das condições da paciente em passar pela cirurgia. Os resultados são extremamente positivos”. 

Mais ações

No dia 10 de outubro (terça-feira), às 10h, Roda de Conversa acontece no salão de reuniões do hospital com a presença de profissionais de Enfermagem e da Psicologia da Santa Casa de Marília, interagindo com pacientes da Oncologia contando as experiências de câncer de mama. O encontro também vai contar com a participação de representantes da Associação Canábica Maria Flor e de profissional especialista em tatuagem para a promoção de melhorias na estética mamária após a cirurgia plástica. 

No dia 19 de outubro (quinta-feira), às 10h, será realizado o Pink Day, em que os colaboradores virão para o hospital com camisetas na cor rosa para foto oficial na escadaria que dá acesso ao setor de internação da Santa Casa de Marília.

No dia 27 de outubro (sexta-feira), às 10h, Feira de Artesanatos das pacientes da Oncologia será promovida nas proximidades do relógio de ponto da entrada de funcionários.

E encerrando a programação do Outubro Rosa na Santa Casa de Marília, dia 30 de outubro (segunda-feira), “Café com Amor” temático com foco para o combate ao câncer de mama tem início previsto para as 8h.

Os prédios da Santa Casa de Marília da avenida Vicente Ferreira e do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” receberão iluminação na cor rosa durante todo o mês chamando a atenção para o combate ao câncer de mama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *