Janela Para o JapãoNotícias

Japan Festival recebe cerca de 18 mil visitantes em três dias de evento

Apesar das fortes chuvas que atingiram o interior de São Paulo no último final de semana (7 e 8), causando muitos estragos, o Japan Festival Indaiatuba 2023 confirmou sucesso de público e tendência de crescimento em seu novo formato. Resultado da fusão da Festa do Chopp com a Festa do Sushi, ambas realizadas também pela Acenbi – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba – o Japan Festival Indaiatuba foi idealizado com o intuito de divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições e os conhecimentos culturais para as novas gerações.

Realizado pelo sexto ano em seu novo formato, a edição deste ano recebeu um público estimado em cerca de 18 mil pessoas, superando a presença de visitantes do ano passado, quando o Espaço Viber recebeu aproximadamente 15 mil visitantes nos três dias de evento.

Solidariedade – Wilson Haruo Uyeno, presidente da Acenbi, comemorou o sucesso da festa. “No início, achávamos que não seria igual ao ano passado, quando já recebemos um público excelente. Mas felizmente correu tudo bem e, apesar da chuva, conseguimos superar a marca de 2022”, disse Haruo, lembrando o caráter solidário da festa, que arrecadou 1025 litros de leite e 1672 quilos de alimentos, que foram entregues ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba).

Nilson Alcides Gaspar, prefeito de Indaiatuba
Wilson Haruo Uyeno, presidente da Acenbi

Cosplay – Durante três dias, moradores de Indaiatuba e cidades vizinhas puderam vivenciar a cultura japonesa através de apresentação de artistas consagrados como Isa Toyota e Takeshi Nishimura e Fábia e Norton Miasake, além do Grupo Todos Nós, de Piracicaba. Destaque ainda para o odori, com o Grupo Kadan, números de mágica com o The Oriental Magic Show e Sayuki Satake, de Apucarana, e as apresentações de taikô com os grupos Ryuu Taiko, da Acenbi, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Campinas, e o Yashika Daiko, da Secretaria de Cultura de Indaiatuba.

No sábado, os fãs da cultura pop vibraram com a performance de 41 candidatos que participaram do Concurso Cosplay. No final, a vencedora foi Yossody, com a personagem Yamato, de One Piece. A segunda colocação ficou com Milton Cássio, com Jeepers Creepers, de Olhos Famintos. E o prêmio de terceiro colocado foi para Yuri Rollo, com Shen Mestre Samurai, de League of Legends. Além do troféu, a primeira colocada recebeu também um prêmio de R$ 200,00.

Durante os três dias, o público também teve oportunidade de participar de oficinas e conferir diversas exposições, como ikebana (a arte do arranjo floral) e bonsai (árvore em miniaturas), além de apreciar pratos da culinária japonesa.

Este ano, o Japan Festival Indaiatuba comemorou os 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e o 76º aniversário de fundação da Acenbi.

Apresentação de dança do Grupo Kadan da Acenbi
Bon Odori interagiu com o público presente no primeiro dia
Apresentação de Odori com o Grupo Kadan

Abertura – Estiveram presentes na cerimônia de abertura, realizada  no sábado, o prefeito de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar; a primeira dama do município e secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho; a vereadora Silene Carvalini (na ocasião representando o presidente da Câmara Municipal, Jorge Luis Lepinsk); o ex-vereador Massao Kanesaki e representantes de diversas associações nikkeis decidades vizinhas, entre eles, Claudo Teresaki, presidente da Associação Nipo-Brasileira de Salto (Anibras) e da Federação das Entidades Nikkeis da Região Centro-Oeste do Estado de São Paulo (na oportunidade representando o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa); Tadayoshi Hanada, presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas; Pedro Inamura, presidente da ssociação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí e Mitio Kobayashi, representando a Associação Cultural, Esportiva e Nikkey de Vinhedo (Acenvi), além de vereadores, secretários e patrocinadores.

Em seu discurso, Wilson Haruo Uyeno lembrou que a Acenbi foi fundada há 76 anos com o intuito de preservar e difundir a cultura japonesa. Ele agradeceu também todos os departamentos que compõem a associação. Já Claudio Teresaka destacou a presença dos voluntários e exaltou a integração entre os povos, “confirmando a importância da festa”.

Cerimônia de abertura da sexta edição do Japan Festival Indaiatuba 2023 com a presença de autoridades e lideranças nikkeis

Calendário oficial – A vereadora Silene deu uma grande notícia não só para os organizadores e diretores da Acenbi como também para os admiradores da cultura japonesa. Ela assegurou que pretende elaborar um projeto de lei inserindo o Japan Indaiatuba Festival no Calendário de Eventos do Município. “Nós precisamos valorizar todas as culturas”, justificou a vereadora.

Parcerias – O prefeito Nilson Alcides Gaspar destacou os projetos do Executivo com a Acenbi. “Temos escolas que são administradas de forma conjunta. Nós temos o Projeto Base em que as crianças aprendem o beisebol e aqueles que fazem parte do projeto  até melhoraram suas notas nas escolas. E temos a oficina de taiko, uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Acenbi”, disse o prefeito, afirmando que, “estamos felizes de ter uma comunidade presente, participativa e que faz a diferença aqui na nossa cidade”.

Ao jornal Nippon Já Gaspar explicou a parceria da Prefeitura com a Acenbi. “Temos uma relação de amizade com a comunidade japonesa de Indaiatuba muito próxima e queremos intensificar essa relação cada vez mais”, disse Gaspar.

Participantes do Concurso Cosplay, que reuniu 41 candidatos no palco de Indaiatuba
Takao Sato com a primeira colocada do Concurso Cosplay

Valores – Para a secretária de Cultura, Tânia Castanho, o Japan Festival Indaiatuba é importante na medida em que traz para a população um pouco da história e da participação da comunidade japonesa para o desenvolvimento do nosso município”.

“É uma festa que, além de cultura e gastronomia, agrega valores e mostra o quanto os japoneses contribuíram e contribuem para a própria cultura, a indústria e a agricultura. E a gente sempre fala que uma sociedade justa é aquela que preserva os seus valores, preserva a sua memória e preserva o presente e almeja o futuro, com tudo isso sempre muito bem divulgado”, disse a secretária.

Expo Matsuri 2023 – Presidente do Nipo de Campinas, Tadayoshi Hanada disse que prestigia o Japan Festival Indaiatuba desde a sua primeira edição neste novo formato. “Venho porque a gente aprende muito aqui. Vejo aí a divisão dos estandes, dos bazaristas… Sempre estamos tirando proveito de coisas boas, das apresentações, da montagem do palco, tudo isso pra mim é importante”, conta Hanada, acrescentando que, “neste mesmo formato de festa”, Campinas estará recebendo, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, no Expo D. Pedro, a primeira edição do Expo Matsuri 2023.

“Promete ser um evento grandioso e o Nipo de Campinas vai apoiar e participar na parte da gastronomia, na praça de alimentação. Espero que todos os moradores de Campinas e região prestigiem este que deve ser um dos últimos grandes matsuris do ano”, destacou Hanada.

Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Campinas
Apresentação do Ryuu Taiko, da Acenbi, de Indaiatuba
Takeshi Nishimura e Isa Toyota muita energia com o público
Fábia e Norton Miasake encataram o público de Indaiatuba
Público participou de várias oficinas e workshops

FONTE : (Aldo Shiguti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *