Promotor de Justiça de Marília, Isauro Pigozzi Filho, participa de qualificação oferecida pela Secretaria Municipal da Saúde aos conselheiros do Comus
Núcleo de Educação Permanente promoveu qualificação sobre “Participação do Ministério Público nos Serviços da Rede Municipal de Saúde de Marília”
A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está oferecendo aos membros voluntários do Conselho Municipal de Saúde (Comus) capacitação. A iniciativa do governo de Daniel Alonso visa auxiliar e instrumentar esse órgão deliberativo, responsável pela formulação e execução da política municipal de saúde. O promotor de Justiça, Isauro Pigozzi Filho, foi o palestrante convidado para abordar o tema “Participação do Ministério Público nos Serviços da Rede Municipal de Saúde de Marília”. A conferência aconteceu em 18 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Marília.
O Comus é um órgão deliberativo na formulação e execução da política municipal de saúde, acompanhando tanto os aspectos econômicos e financeiros, quanto contribuindo nas estratégias, na promoção e no controle social. O funcionamento do conselho prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas. A capacitação dos conselheiros foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente de Marília (Nepem) da Secretaria Municipal da Saúde. O núcleo é responsável por apoiar e oferecer suporte às ações de Educação Permanente, capacitar em serviço, junto aos grupos técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, em todos os níveis de atenção da rede de saúde, auxiliando na formação dos profissionais da área da saúde, como também para os membros do Conselho Municipal de Saúde.
“Estamos cumprindo com nosso papel, enquanto Secretaria Municipal da Saúde, de oferecer os conhecimentos e saberes técnicos necessários para que os conselheiros possam aprimorar ainda mais sua participação e acompanhamento da política de saúde no Município”, ressaltou o secretário municipal da Saúde, o médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.