Saúde

Santa Casa de Marília faz homenagem a funcionários e pacientes no Mês do Idoso

A Santa Casa de Marília fez uma homenagem a funcionários e pacientes para celebrar o Mês do Idoso. Cerca de 600 presentes (canecas, garrafinhas, nécessaires e toalhinhas) foram entregues em diversas unidades e café da manhã foi promovido no salão de reuniões neste dia 31 de outubro em reconhecimento à importância das pessoas da terceira idade para a sociedade como um todo.

Junto com os presentes oferecidos, foi entregue cartão escrito a mão por colaboradores da Santa Casa de Marília, com assinatura e ilustrações, trazendo os dizeres: “Se o tempo envelhecer o seu corpo, mas não envelhecer a sua emoção, você será sempre feliz!”.

O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, agradeceu o empenho de todos os profissionais da terceira idade que ainda atuam no hospital. “A experiência de vocês é muito importante para todos nós, isso sem falar do carinho que vocês têm pela instituição, sendo que a maioria está há muitos e muitos anos em nossa instituição”.

O 1º vice-provedor da unidade hospitalar filantrópica mariliense, Luiz Antônio Orlando lembrou em seu discurso da importância da sabedoria dos idosos para o sucesso do hospital. “Isso é algo muito importante, que precisamos valorizar e promover todas as homenagens possíveis. Agradeço de coração a todos vocês”.

Para a realização da homenagem, comissão foi designada pela Direção da Santa Casa de Marília. Estes profissionais do hospital fizeram os embrulhos dos presentes, encaminharam a proposta e recolheram as cartas produzidas pelos colaboradores, além de terem participado da entrega das lembrancinhas para os diversos setores do hospital.

Vale lembrar que a Santa Casa de Marília participou do Programa de Atendimento Multidisciplinar Integrado e Humanizado ao Idoso Hospitalizado, junto ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Marília e através desta iniciativa recebeu doações do IR (Imposto de Renda). Com os recursos arrecadados, ações estão sendo desenvolvidas no hospital em prol dos idosos. 

Dia do Idoso

O Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade é comemorado em 1º de outubro. Além de homenagear as pessoas idosas, a data também tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as necessidades desse público. 

Atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros e, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), destinado a regular questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso com idade igual ou superior a 60 anos.

Para envelhecer com dignidade existem garantias aos direitos dos idosos que fomentam a sua valorização. Dessa maneira, torna-se uma prioridade social, conforme o artigo 3º da Lei 10.741/2003, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *