Saúde

Experiência do paciente da Ala E da Santa Casa de Marília é passada em reunião para melhoria contínua dos processos

A experiência do paciente da Ala E da Santa Casa de Marília foi passada em encontro realizado no último dia 31 de outubro para a melhoria contínua dos processos. A humanização e o cuidado centrado no paciente são os focos deste programa desenvolvido sob a coordenação da Superintendência Assistencial da unidade hospitalar filantrópica mariliense já há algum tempo. 

O 1° vice-provedor da Santa Casa de Marília, Luiz Antônio Orlando, marcou presença na reunião para ouvir a experiência do paciente e fez uma pequena síntese diante de  tudo o que foi explanado. “O intuito de promover estes encontros e ouvir os elogios é gratificante, mas principalmente ouvir no que precisamos melhorar nos estimula a buscar qualificações e correções dentro do nosso processo. Trazer dignidade e resolutividade no aspecto técnico e científico de melhorar saúde, é a mesma grandeza de humanismo de acolher, de cuidar da família, de tratar os pacientes e acompanhantes como se fossem nossos familiares”.

Os pacientes e familiares deles explanaram sobre suas experiências e sentimentos em relação ao período em que permaneceram dentro do ambiente hospitalar, destacando, de uma maneira geral, que foram bem atendidos na referida unidade de internação (Ala E).

Quando surgiram fragilidades relacionadas ao atendimento prestado, seja pela parte médica ou assistencial, a Direção da Santa Casa se fez presente no acompanhamento e monitoramento da recuperação no que se refere à segurança e cuidado do paciente.

Pacientes que precisaram ficar internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) relataram com sentimento de gratidão a importância da liberação da visita estendida, trazendo conforto e esperança de que logo viria a alta para a enfermaria.

A cordialidade da portaria na liberação da família para visitas ou trocas de acompanhante foi importante, não havendo barreiras ou dificuldades no acesso para entrar na Santa Casa.

Segundo os pacientes e acompanhantes deles, o ambiente da Santa Casa com as reformas internas ficou mais leve, gerando um aspecto acolhedor com as cores escolhidas para o mobiliário. Eles parabenizaram todos os envolvidos nesta reforma, apontando mudanças positivas.

Entre as sugestões de melhorias diante das fragilidades negativas no período que estiveram no hospital, os pacientes e acompanhantes deles ressaltaram a falta de eficácia no atendimento preferencial do Pronto Saúde da Santa Casa de Marília e o grande tempo de espera para acomodar os pacientes nos leitos após a realização da internação, bem como a comunicação entre a equipe, os pacientes e familiares deles.

O superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, enfatizou que é importante que relatos de pacientes gerem reflexões na equipe multiprofissional. “Dependendo dos seus quadros clínicos, estes pacientes e acompanhantes deles vão precisar retornar no ambiente hospitalar e neste momento a jornada do paciente terá interfaces com várias áreas, sendo de fundamental importância o preparo da nossa equipe”.

Mielo destacou ainda o quanto é importante o trabalho da Gerência de Enfermagem e dos demais líderes neste processo para que os assuntos abordados sejam levados para suas equipes. “Promover a reflexão da importância da família no cuidado do paciente é um fator importante neste processo de internação”.

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