Japão registra superávit recorde em conta corrente nos primeiros 6 meses do atual ano fiscal
O Japão registrou um superávit recorde em conta corrente nos primeiros seis meses do atual ano fiscal. O valor chegou a 12,7 trilhões de ienes, ou cerca de 84 bilhões de dólares, ficando no azul em meio a importações de energia mais baratas e aumentos de taxas de juros no exterior.
O valor é mais do que o triplo em relação a 2022 e o mais alto desde 1985. Isso vale para o primeiro ou o segundo semestre de um ano fiscal que tem início em abril.
A conta corrente é uma medida do comércio e dos investimentos do país com o resto do mundo.
O Japão registrou um déficit comercial de 1,4 trilhão de ienes, ou por volta de 9,3 bilhões de dólares. O valor baixou em mais de 7 trilhões ed ienes, ou 51,4 bilhões de dólares, em comparação com um ano atrás, com a queda dos preços do petróleo bruto e de outras importações de energia.
Já o superávit de renda primária, que inclui juros e dividendos de investimentos no exterior, também atingiu um recorde, chegando a 18,3 trilhões de ienes. Isso representa um valor superior a 120 bilhões de dólares. Os aumentos de taxas de juros em outros países, incluindo os Estados Unidos, ajudaram a impulsionar o pagamento de juros de títulos estrangeiros.
FONTE: NHK PORTUGUÊS