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Morte de Gal Costa completa um ano e baú de gravações inéditas da cantora permanece lacrado

Hoje é um dia triste para os admiradores de Gal Costa (26 de setembro 1945 – 9 de novembro de 2022). Faz um ano que a cantora morreu de forma inesperada e se transformou na saudade mais doída do Brasil – pelo menos do nicho do Brasil que ainda ouve MPB, segmento no qual Gal figura eternamente em pódio dividido somente com Elis Regina (1945 – 1982) e Maria Bethânia.

Aliás, é quase um paradoxo falar em morte quando se trata de cantora imortal na história da música brasileira. E, no caso de Gal, a frase-clichê é absolutamente verdadeira. Cantoras da magnitude de Gal sobrevivem à morte do corpo físico pelo canto transcendental, eternizado em discos e vídeos.

E trazer à tona mais discos é a única forma de amenizar a saudade, de aliviar a tristeza de saber que Gal jamais poderá ser vista novamente ao vivo, em cena. Só que nada foi feito nesse sentido ao longo desse ano sem a presença física da artista.

O baú de gravações inéditas da cantora permanece inacreditavelmente lacrado. Um lacre que viola a Arte maior de Gal quando se tem ciência que, dentro desse baú, há relíquias como os áudios dos registros dos shows Índia (de 1973), Cantar (1974) e Gal Canta Caymmi (1976), encontrados pelo pesquisador musical Rodrigo Faour em 2011.

A gravação do show Cantar inclui duetos de Gal com João Donato (1934 – 2023), compositor recorrente no repertório do álbum homônimo de 1974. Já o show Gal Canta Caymmi foi captado em apresentação no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP), com a participação do próprio Dorival Caymmi (1914 – 2008), cujo cancioneiro é o mote do songbook de 1976 que gerou o show.

Faour tentou em vão transformar esses áudios em álbuns ao vivo que seriam editados pela gravadora Universal Music (detentora da obra fonográfica da cantora na década de 1970), mas esbarrou em entraves burocráticos.

Igualmente lamentável é o ineditismo das seis gravações feitas por Gal em 1990 com o violonista Raphael Rabello (1962 – 1995). As seis gravações de Gal com Rabello evidenciam o auge vocal da cantora na época.

O repertório inclui duas músicas ausentes da discografia oficial de Gal, casos de Estrada branca (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958) e do samba-canção Duas contas (Garoto, 1951), ambas ainda hoje inéditas na voz da cantora.

Essas gravações estão – ou pelo menos deveriam estar – no arquivo da Sony Music, gravadora que encampou a BMG, companhia fonográfica que lançou discos de Gal entre 1984 e 2001.

Tal acervo também inclui sobras ainda inéditas de álbuns lançados pela cantora em 1984, 1985, 1987 e 1998 (clique aqui para saber detalhes dessas sobras inéditas).

Enfim, desde que a notícia da morte de Gal assombrou e enlutou o Brasil que ouve MPB, muitos tributos foram prestados à cantora em shows e discos. Uns soaram sinceros. Outros pareceram ter caráter puramente mercantilista, oportunista. Dentre todos, dois – o show de Adriana Calcanhotto e o álbum de Filipe Catto – pairaram sobre as sucessivas homenagens pelo elevado padrão artístico.

Contudo, se é para louvar Gal e honrar a memória da artista, que se destravem as burocracias e se desarmem os egos para que o Brasil da MPB possa ouvir as gravações inéditas da imortal cantora.

FONTE: G1 (POR MAURO FERREIRA)

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