GeralMarília

AMEI tem projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal

No ano que a Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (AMEI) completou 20 anos, muitas foram as conquistas da entidade e para encerrar o ano com chave de ouro, a AMEI teve dois projetos aprovados pela Lei 11.438/2006, conhecida como Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). A publicação no Diário Oficial da União (DOU) aconteceu no último dia 15/12.

A LIE permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos.

Para usufruir dos benefícios da LIE as entidades devem preencher todos os requisitos exigidos pela lei e ter seu projeto aprovado pela comissão técnica do Ministério do Esporte. Após aprovação do projeto e apresentação das certidões de débitos atualizadas, é publicado no Diário Oficial da União a aprovação, permitindo com que a entidade faça captação junto a pessoas físicas e jurídicas. Desde 1º de janeiro de 2023, pessoas jurídicas podem investir até 2% do imposto devido, e pessoas físicas até 7%.

A autorização do projeto não garante o recebimento de recursos. Cabe ao proponente sensibilizar os potenciais patrocinadores a investirem, por meio da LIE, em seu projeto.

Os projetos aprovados da AMEI são, Projeto ELO III que financiará aulas e treinamento de natação e atletismo para pessoas com e sem deficiência e o Projeto Virando o Jogo que financiará aulas de futsal e basquete para pessoas com deficiência.

Em 2024 a AMEI iniciará a execução do Projeto ELO II que teve 100% da captação realizada agora no mês de dezembro. A entidade contou com o aporte de empresas como Jacto, Tauste Supermercados, Dori, Garen e FK Group.

Levi Carrion, gestor da AMEI comemorou as conquistas. “Ter projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte é motivo de muito orgulho para nós e resultado de um planejamento que vem sendo feito ao longo dos anos. Temos buscado mecanismos para expandir o nosso trabalho, para oferecermos um serviço cada vez melhor para os nossos alunos. Graças a Deus temos contado com grandes parceiros que acreditam e investem no nosso trabalho e quem ganha com isso é a sociedade em geral, esporte sempre será sinônimo de qualidade de vida.”

Em 2024 a AMEI iniciará um novo capítulo em sua história, isso porque a partir de janeiro todas as atividades da entidade passarão a ser realizadas na ADPM Marília. Ao longo deste semestre a entidade, com apoio de parceiros, realizou reformas no prédio administrativo, aquecimento e acessibilidade da piscina, reforma dos vestiários, pintura da quadra poliesportiva, regularização do AVCB e as melhorias não param por aí, outras obras, como sala de fisioterapia, já estão previstas para o ano que vem.

Atualmente a AMEI atende aproximadamente 300 pessoas em programas de natação, atletismo, futsal, basquete e hidroginástica. No seu quadro de atletas possui medalhistas mundiais como Daniel Martins, Alana Maldonado e Rebeca Silva. Em novembro deste ano Jenifer Azevedo, deficiente visual, conquistou a medalha de prata nos Jogos Parapan Americano de Santiago, na prova do arremesso de peso, classe F12.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *