EcologiaVariedades

Por que a transição energética precisa ser justa?

Desde 2017, o WWF-Brasil atua com uma rede de parceiros e comunidades para fomentar políticas públicas de acesso à energiaO fim da COP 28, em Dubai neste mês de dezembro, deixou evidente que o Brasil tem tudo para ser uma potência climática, mas precisa promover urgentemente o abandono gradual dos combustíveis fósseis, centrando seus esforços na transição energética justa e inclusiva. Em total desacordo com a ambição climática que o planeta precisa, o Brasil promoveu um dia depois do fim da COP, um megaleilão 603 blocos para exploração de gás e petróleo no país.  

Apesar dos acordos climáticos, o restante do mundo também vem se distanciando a cada dia da meta de manter o aquecimento global em 1,5° até 2030 e em todos os cantos já experimentamos as consequências da crise climática. Uma das soluções para mitigar e se adaptar a essa crise, é garantir o acesso a direitos básicos, como à energia limpa e segura a todas as pessoas. Para isso é preciso envolver toda a sociedade, o setor produtivo, legisladores e tomadores de decisão, propiciando inovação e justiça no uso de formas de energia renováveis e limpas. 

Nesse cenário, o WWF-Brasil atua , há seis anos, na agenda de Transição Energética oferecendo uma série de contribuições, proposições, estudos e avanços com o objetivo de discutir e apoiar essa temática e “não deixar ninguém pra trás”, como preconiza a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. 

Nossos esforços têm se voltado para o fomento de conhecimento científico e proposições de políticas públicas, especialmente, no incentivo da adoção do hidrogênio de baixo carbono e de combustíveis alternativos, na promoção da universalização da energia e no abandono gradual das fontes fósseis pelas renováveis. 

Conheça alguns marcos do trabalho do WWF-Brasil nessa agenda, incluindo a articulação com outras organizações da Rede Energia e Comunidades

FONTE: WWF BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *