Terremoto: mais de 90 mortos e buscas dos desaparecidos continua
Segundo informações do governo da província de Ishikawa, passadas na manhã de sexta-feira (5), o número de vítimas fatais pelo Terremoto da Península de Noto do Ano Reiwa 6 chegou a 92.
Além disso, são 15 desaparecidos e 242 pessoas com as quais não se consegue contato, portanto, não se sabe se estão em segurança. As buscas sob os escombros continuam, mas já se passaram mais de 72 horas, quando as chances de encontrar pessoas com vida caem drasticamente. Uma idosa foi encontrada com vida pouco depois das 72 horas, retirada das ruínas do sobrado onde morava. Foi um milagre.
Em relação aos mortos, a maioria é das cidades de Wajima e Suzu.
O primeiro-ministro Fumio Kishida informou na coletiva de imprensa na tarde do dia 4 que são 4,6 mil membros das Forças de Autodefesa, 2 mil bombeiros e 800 policiais trabalhando nas buscas. Até às 14h30 de quinta-feira, a polícia havia atendido 80 dos 138 casos que necessitavam de resgate.
O total de pessoas feridas aumentou para 305 em Ishikawa. Se somar com os das outras 6 províncias o total é de 388. Nos abrigos temporários da província de Ishikawa estão alojadas 33.530 pessoas e a soma total das 3 províncias como Toyama e Niigata é de 33.911.
Além disso, há pelo menos 780 pessoas ilhadas em 5 cidades de Ishikawa por causa do colapso das rodovias. Por isso, a recuperação das rodovias é urgente e também para o transporte dos suprimentos.
FONTE: PORTAL MIE