Janela Para o JapãoNotícias

Passam a vigorar medidas especiais para estrangeiros afetados pelo terremoto no Japão

As autoridades de imigração do Japão tomaram medidas de suporte a estrangeiros afetados pelo terremoto ocorrido no primeiro dia do ano na Península de Noto.

A Agência de Serviços de Imigração está prorrogando até 30 de junho o visto destes estrangeiros sem que sejam necessários os trâmites seguidos normalmente.

Medidas especiais também em relação ao regime de trabalho vão vigorar até o fim de junho. Se tiverem dificuldade de continuar a trabalhar por causa do terremoto, trainees técnicos e outros trabalhadores terão autorização para atuar em funções distintas da indicada no visto.

Para tanto, solicitação da mudança deverá ser feita pelos próprios estrangeiros afetados ou pela empresa em que trabalham. Uma vez obtida a autorização, os estrangeiros poderão atuar na nova função por um período de até três meses, ao fim do qual deverão voltar a restringir o seu trabalho à função original.

Além disso, está sendo reduzido o prazo para que as empresas notifiquem impossibilidade de continuar a participar do programa de treinamento técnico. Suporte está disponível quanto a procedimentos para mudar o local de trabalho dos trainees.

Os guichês regionais de imigração prestam informações adicionais sobre visto e autorização de trabalho. Em relação ao programa de trainees técnicos, o site da Organização de Capacitação Técnica de Estrangeiros oferece orientação em oito idiomas, incluindo vietnamita, chinês e indonésio.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *