Taxa de desemprego no Japão em dezembro cai para 2,4%, mostra governo
Dados do governo mostram que a taxa de desemprego no país caiu para 2,4% em dezembro em relação aos 2,5% do mês anterior, publicou a Kyodo News.
Nas estatísticas do governo, o índice de disponibilidade de emprego caiu 0,01 ponto, em relação a novembro, para 1,27 em dezembro.
Isso indica que havia 127 empregos disponíveis para cada 100 candidatos, de acordo com dados separados.
A proporção média efetiva de vagas de emprego por candidatos no ano passado foi de 1,31 vez, aumentando pelo segundo ano consecutivo, segundo a TBS News.
A mudança de categoria da COVID-19 para a mesma da gripe sazonal favoreceu o aumento do número de vagas de emprego, principalmente na “indústria de hospedagem e serviços”.
Os setores de hospedagem e serviços empregaram cerca de 170.000 pessoas, para o total de 3,98 milhões, e a indústria manufatureira contratou 110.000 pessoas, totalizando no setor 10,55 milhões.
Porém, as vagas no setor de construção civil caíram 5,8% e na indústria de transformação reduziram 8,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os motivos citados estão o aumento dos custos de matérias-primas.
Segundo o Ministério da Administração Interna e Comunicações, o número de pessoas empregadas em dezembro do ano passado era de 67,54 milhões, um aumento de 380 mil em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto o número de desempregados foi de 1,56 milhões, uma queda de 20 mil, noticiou a NHK.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE