Boas Notícias

Estudantes de Moda criam batas de heróis para crianças com câncer fazerem tratamento sem medo

Apesar de ainda não terem terminado a graduação, essas duas estudantes de Moda já ganharam nota 10 na disciplina de “Humanidade” ao fazerem batas para crianças com câncer. A intenção das jovens é amenizar um pouco a angustia e o medo dos pequenos pacientes, durante os tratamentos contra a doença.

Juntas, Paula Bonadé e Josefina Retamales, de 23 e 22 anos, se inspiraram em uma história real para criar batas mais coloridas. As duas queriam tirar a angústia gerada em pacientes pediátricos, por causa das tradicionais batas “frias” e sem graça. E elas conseguiram.

As estudantes deram espaço a uma nova roupa, colorida e cheia de desenhos infantis. E para deixar o momento ainda melhor, elas aproveitavam para compartilhar com os pacientes a história que motivou o projeto. É muito mágico!

“Uma Aventura no Espaço”

Uma Aventura no Espaço é o nome do projeto criado por Paula e Josefina. Elas criaram o projeto a partir de um trabalho, de 23 e 22 anos, estudantes do curso de Moda na Universidade de Mendoza, Argentina.

Baseado na história de Thiago, um primo de Paulo diagnosticado com leucemia em 2019, e sua irmã, Juana.

A história antecede o momento crítico do garoto.

“Era uma vez, num cantinho mágico, Thiago e Juana, dois irmãozinhos cheios de energia e curiosidade. Uma noite, eles descobrem um pequeno astronauta na caixa de lembranças dos pais e assim iniciam uma incrível aventura”, diz a história.

A trama se desenvolve mostrando os irmãos encontrando uma borboleta, que dá a eles uma bela lição de vida. “Na vida, às vezes vocês enfrentarão situações desconhecidas, mas lembrem-se que estarei aqui para cuidar de vocês sempre. Confie na luz que está dentro de você; sempre irá guiá-lo”.

Batas para superar medo

Um dos grandes medos das crianças em centros oncológicos se dá na hora de vestir a bata cirúrgica.

“As batas eram brancas, com a inscrição do tamanho e do cômodo correspondente. Por isso decidimos pôr mãos à obra”, contou Josefina.

Com a história em mãos, elas começaram a criar as peças de roupa.

Os vestidos desenhados traziam estampas com imagens dos dois super-heróis que aparecem na história. Alguns em formato de personagens, outros, cheio de cores.

“Rostos emocionados”

Depois de tudo pronto, chegou ahora de apresentar a ideia para o Hospital Humberto Notti.

Todas as peças tinham que ser duráveis e aguentar lavagens e passagem a ferro, devido aos cuidados especiais que a roupa hospitalar exige.

As duas fizeram 30 batas e o Hospital adorou a ideia!

“Em todos os momentos houve uma disposição muito boa e abriram as portas desde o primeiro minuto. Até lemos a história e pudemos ver os rostos emocionados das crianças”, disse Josefine.

Agora, prestes a concluir a graduação, as duas querem expandir o projeto e atender ainda mais crianças!

FONTE: SÓ NOTICIA BOA (VIA Losandes.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *