Forte nevasca em Tóquio paralisa aviões, trens, fecha expressas e deixa 40 feridos
O pico das nevascas já passou na região de Kanto, segundo a meteorologia, mas continuará nevando e chovendo até por volta do meio-dia desta terça-feira (6). Pode chover e nevar também em vários pontos entre o norte de Kyushu e Hokuriku, noticiou o site Tenki.
A neve que atingiu a região metropolitana de Tóquio tornou um caos a vida de muita gente. Segundo os bombeiros da capital japonesa, desde as 21h da segunda-feira (5) pelo menos 40 pessoas com idades entre 4 e 92 anos ficaram feridas e precisaram ser hospitalizadas.
Os bombeiros acreditam que os ferimentos tenham relação com a neve, como quedas e outras situações, mas nenhum caso foi considerado grave.
Na província de Saitama 12 pessoas ficaram feridas, todas sem gravidade.
Nevou 8 cm em Tóquio, 8 cm em Saitama, 11 cm em Maebashi, 27 cm em Chichibu, 26 cm no lago Kawaguchi, e 31 cm em Nagano, segundo a ANN News.
Muito frio
Toda a faixa do norte de Kyushu até Hokuriku estará coberta por nuvens devido aos efeitos do ar frio e úmido na alta atmosfera, e deverá chover e nevar em alguns lugares. Já entre o sul de Kyushu e região de Tokai o sol poderá aparecer durante o dia.
Poderá nevar também em alguns pontos de Tohoku até esta manhã, principalmente do lado do Pacífico. Em Hokkaido o dia será ensolarado, mas nevará à noite no lado do Mar do Japão.
A temperatura na cidade de Osaka é de 10°C, e na cidade de Nagoia, em Aichi, é de 12°C, mais alta que na segunda-feira (5), e o frio vai diminuir um pouco durante o dia.
Na região de Kanto, a temperatura não subirá, mas no centro de Tóquio deverá ser de 4℃, a mais baixa desta temporada. Nas regiões de Hokuriku e Tohoku a temperatura está em torno de 5℃ e continuará frio.
Voos cancelados
Devido às condições instáveis do clima, as companhias Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA) cancelaram pelo menos 100 voos com partida ou chegada ao aeroporto de Haneda, em Tóquio, na segunda-feira à tarde, afetando mais de 11 mil passageiros.
Ambas as companhias decidiram cancelar um total de 31 voos nesta terça-feira, segundo a NHK.
Vias expressas fechadas
As principais vias expressas que atravessam Tóquio e seus arredores, incluindo a Tomei e a Metropolitan Expressway, foram parcialmente fechadas, de acordo com as operadoras.
Informações publicadas às 5h desta terça-feira pela NHK apontam que vários trechos de vias expressas estão fechados.
Via Expressa de Tóquio nas linhas Chuo Loop, Route 3 Shibuya, Route 11 Daiba e outras.
Via Expressa Tomei entre Tokyo Interchange e Shimizu Junction, e entre Tokyo Interchange e Numazu Interchange.
Via Expressa Shin-Tomei entre Ebina Minami e Shin-Hadano, e entre Shin-Gotemba e Nagaizumi Numazu.
Via Expressa Chuo entre Takaido Interchange e Iida Yamamoto Interchange, e entre Otsuki Junction e Kawaguchiko Interchange.
Via Expressa Kannetsu entre Nerima Interchange e Honjo Kodama Interchange.
Via expressa de Tohoku entre Kawaguchi Junction e Sano Fujioka Interchange.
O anel viário externo de Tóquio entre Oizumi Junction e Takaya Junction também está fechado ao tráfego.
Há também estradas fechadas numa vasta área, principalmente na região de Kanto.
As operadoras de vias expressas informaram que muitas rotas podem estar fechadas até a tarde desta terça-feira e pedem que as pessoas verifiquem seus sites para obter as informações mais recentes.
O Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo solicitou aos motoristas que colocassem pneus de inverno nos seus veículos ou carregassem correntes para a neve, bem como que se abstivessem de sair, a menos que fosse absolutamente necessário.
Linhas de trem
Informações da NHK publicadas às 6h indicam que várias linhas de trem também foram suspensas.
Na região metropolitana, as linhas da Japan Railways são estas: entre as estações Takao e Fujimi, na Linha Principal Chuo; entre as estações Ome e Okutama, na Linha Ome; entre as estações Hachioji e Komarigawa, na Linha Hachiko; entre as estações Higashi-Kanagawa e Hachioji, na Linha Yokohama; entre as estações Shibukawa e Minakami, na Linha Joetsu; entre as estações Shibukawa e Omae, na Linha Azuma.
A operação será retomada nas seguintes linhas: Chuo, a partir do meio-dia; linhas Ome e Hachiko, na manhã desta terça-feira; e Joetsu, depois das 9h.
Os trens expressos limitados da Linha Principal de Chuo, Kaiji e Azusa, estão parados nas plataformas de estações desde o dia 5 devido à queda de árvores, e os trens foram abertos para dar descanso aos passageiros.
Na noite de segunda-feira dois trens Yurikamome ficaram presos perto da estação Shiodome devido à neve, e 550 passageiros foram retirados e escoltados até a estação a pé. Agora a linha opera normalmente.
Além dos trens, alguns serviços de ônibus expresso foram suspensos nas rotas que ligam Tóquio a Osaka, Aichi, Fukushima, Ibaraki, Gunma.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE