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Marília conquista prêmio por ótimo desempenho na alfabetização de crianças e na fluência leitora no Estado de São Paulo

“Não é apenas um título, é o resultado de um trabalho árduo, dedicação e paixão de professores, alunos, pais e servidores das escolas municipais”, declarou o prefeito Daniel Alonso

A rede municipal de ensino de Marília conquistou prêmio de destaque em todo o Estado de São Paulo pelo desempenho na alfabetização de crianças e na fluência leitora. O reconhecimento do governo estadual veio através da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que estabeleceu as metas da Avaliação de Fluência Leitora em 2023. “Estamos imensamente orgulhosos de anunciar que nossa querida cidade de Marília foi reconhecida com o prêmio de Município Destaque em Fluência Leitora no Estado de São Paulo”, afirmou o prefeito Daniel Alonso. O chefe do Poder Executivo representou Marília na entrega do prêmio, que aconteceu em São Paulo, acompanhado pelo secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, supervisora de Educação Básica da Secretaria de Educação de Marília, professora Daniela Rigoldi, deputada estadual Dani Alonso (PL) e pelo deputado federal Capitão Augusto (PL). A solenidade contou com as presenças do governador Tarcísio de Freitas, primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, secretário de Estado da Educação, Renato Feder e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado estadual André do Prado, além de vários prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, educadores e dirigentes regionais de ensino.

“Este prêmio não é apenas um título; é o resultado do trabalho árduo, dedicação e paixão de todos os envolvidos na nossa educação. Professores, alunos, pais e funcionários das escolas. Cada um teve parte neste êxito, a educação de Marília é um verdadeiro sucesso. Juntos estamos fazendo a diferença, oferecendo uma educação de qualidade, uma educação que realmente prepara as nossas crianças, os nossos alunos, para o futuro. Através dos esforços de toda a comunidade escolar, dos professores, supervisores e diretores, nossas crianças estão atingindo facilmente a fluência leitora. A leitura é uma ponte para o aprendizado contínuo e para o desenvolvimento pessoal”, salientou o prefeito Daniel Alonso. Para o chefe do Poder Executivo, o desempenho de Marília no programa Alfabetiza Juntos SP comprova que a rede municipal trilha o caminho certo. “Estamos no caminho certo, investindo nas pessoas e construindo uma base sólida para o sucesso de nossas futuras gerações. Isso é um reflexo do nosso compromisso com a educação e com o futuro dos nossos jovens. A educação é a base de uma sociedade forte e, juntos, estamos construindo um futuro brilhante para Marília”, considerou.

Fluência leitora

São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras – palavras inventadas ou sem significado – e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes num texto. O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, o CAEd, utilizado para gravação e validação da leitura das crianças. Em todo o Estado, foram avaliadas mais de 343 mil crianças, incluindo os estudantes da rede municipal de Marília. “Considero a premiação como o resultado de um intenso trabalho de cada membro da Educação da de Marília. Representa o esforço coletivo de um grupo de pessoas que procura a cada dia fazer o melhor para nossas crianças.  Além disso, destaco a gestão de nosso prefeito Daniel Alonso, que sempre incentiva e apoia os projetos da Educação”, observou o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi.

A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até 2026. O Governo do Estado vai enviar material didático aos municípios, formar professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura pela Secretaria da Educação. “O Alfabetiza Juntos SP é um acontecimento que precisa da união de todos os 645 municípios para que, assim, possamos construir um estado com crianças fluentes na leitura. Mais do que uma ação deste governo, o programa é uma política pública de Estado, que deve ultrapassar os anos, e envolver as comunidades escolares, sempre com foco no aluno”, finalizou o secretário de Estado da Educação, Renato Feder.

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