Vereador solicita a instalação de Companhia do BAEP em Marília para reforçar segurança na região
O Vereador Rogerinho (PP) apresentou o Requerimento 153/2024 na Câmara Municipal de Marília, que foi aprovado na última sessão camarária do dia 19/2, solicitando ao Governador do Estado de São Paulo, Sr. Tarcísio Gomes de Freitas(REPUBLICANOS), que envidasse esforços junto ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Capitão Guilherme Muraro Derrite, para viabilizar a alocação de uma companhia destacada do 13º BAEP – Batalhão de Ações Especiais de Polícia, no município de Marília.
A proposição do vereador fundamenta-se na necessidade premente de reforçar a segurança na região, considerando que, atualmente, os trabalhos do BAEP são realizados na cidade em apenas 4 dos 30 dias do mês, o que se revela insuficiente para combater a criminalidade local. Com uma população que ultrapassa os 250.000 habitantes, Marília e as cidades circunvizinhas clamam por esse patrulhamento especializado.
Rogerinho destaca que a alocação de uma Companhia do BAEP em Marília não afetaria o efetivo do batalhão, uma vez que uma parte significativa dos policiais que compõem essa unidade especializada já são residentes na cidade. Tal fato facilitaria a formação dessa nova Companhia, garantindo um contingente policial capacitado e familiarizado com a região.
Além disso, o vereador ressalta que o trabalho realizado pelo BAEP em Marília, mesmo em poucos dias, já demonstra impactos positivos na segurança da população. A instalação de uma Companhia com uma frequência de trabalho maior, portanto, promoveria ainda mais a segurança e tranquilidade dos cidadãos locais e das cidades vizinhas a Marília
Considerando os tipos de ocorrências atendidas pelo Batalhão de Ações Especiais de Polícia e a distância considerável entre a sede do 13º BAEP e o município de Marília, a proposição do vereador argumenta que uma Companhia com sede na cidade proporcionaria uma resposta mais rápida e eficiente no atendimento das ocorrências, beneficiando toda a região.