GeralRegião

BAURU: No mês da mulher, Secretaria de Saúde promove ações em alusão a Campanha ‘Março Amarelo e Lilás’

A Secretaria de Saúde promove, durante o mês de março, diversas ações em alusão a Campanha ‘Março Amarelo Lilás’. O mês é dedicado às mulheres por conta do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, e a campanha tem foco na saúde da mulher.

A Campanha Nacional ‘Março Amarelo e Lilás’ tem como objetivo conscientizar a população sobre duas doenças que afetam as mulheres: o câncer de colo de útero e a endometriose, chamando a atenção para os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento das duas enfermidades.

Representada pela cor amarela na campanha, a endometriose é uma doença comum e benigna em que o endométrio, que é a mucosa que reveste a parede interna do útero, não sendo expulsa no período menstrual, retorna ao ovário ou para a cavidade abdominal, causando dor e desconforto, e na forma mais grave, infertilidade.

Já o câncer de colo de útero, segundo dados oficiais, é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre a população feminina no Brasil, ficando atrás somente do câncer de mama e colorretal. É causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV, é sexualmente transmissível, podendo ser evitado com o uso de preservativos. Importante alertar que o câncer de colo de útero leva anos para se desenvolver e as alterações das células que dão origem a doença são facilmente descobertas no exame preventivo, o papanicolau. Se essas alterações são descobertas no início, a cura é possível quase na totalidade dos casos.

Conforme a doença avança, os principais sintomas que aparecem são sangramento irregular, corrimento e dor. As vacinas contra o HPV são também muito importantes para prevenir infecções por estes vírus e, portanto, prevenir o desenvolvimento deste tipo de doença. O tratamento para o câncer inclui a cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Como parte da Campanha ‘Março Amarelo e Lilás’, a Secretaria de Saúde programou uma série de ações que serão promovidas no decorrer do mês. No Ambulatório Municipal de Fisioterapia, bem como na Casa da Mulher, ocorrerão palestras sobre saúde da mulher com foco na prevenção do câncer de colo de útero. No Serviço de Orientação e Prevenção do Câncer (SOPC), os usuários poderão participar de atividades sobre o tema na sala de espera.

No Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), os usuários terão oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a legislação trabalhista sobre a concessão de até três dias de licença remunerada a cada 12 meses de trabalho para a realização de exames preventivos de qualquer tipo de câncer, em observação ao direito fundamental à saúde dos trabalhadores.

Com o objetivo de capacitar os profissionais da rede municipal de saúde, a Divisão de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) promove o ‘Matriciamento em Saúde da Mulher – Demandas ginecológicas e obstétricas’, voltado aos médicos ginecologistas e obstetras, generalistas, profissionais do Programa Mais Médicos e de Saúde da Família, bem como para enfermeiros, que acontece nos dias 27 e 28 de março, no período da manhã, na sede da Secretaria de Saúde. Inscrições disponíveis pelo https://sites.bauru.sp.gov.br/educacaoemsaude/inscricoes_abertas.aspx?t=i&c=669#669

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *