Janela Para o JapãoNotícias

Japão finaliza projeto de emenda que estipula 112 tipos de multa para ciclistas infratores

O governo japonês aprovou nesta terça-feira (5) um projeto de emenda à Lei de Trânsito Rodoviário que inclui a aplicação de multas para infrações de trânsito cometidas por ciclistas com 16 anos ou mais, informou o jornal Yomiuri.

Agora, o projeto será enviado para votação no Parlamento e, se a emenda for aprovada, será implementada dentro de dois anos após sua promulgação.

A nova medida introduz o “bilhete azul” para infrações leves, como ignorar sinais de trânsito, não parar em cruzamentos obrigatórios e entrar em passagens de nível fechadas, abrangendo 112 tipos de infrações.

As multas variam de 5.000 a 12.000 ienes, e o pagamento do “bilhete azul” evitará penalidades criminais.

Infrações graves, como dirigir embriagado ou condução agressiva, que totalizam 24 tipos, continuarão a ser tratadas com “bilhetes vermelhos” e sujeitas a processos criminais.

Além disso, a emenda propõe obrigações para motoristas ultrapassarem bicicletas pelo lado direito com uma distância segura e para ciclistas manterem-se o mais à esquerda possível, estabelecendo penalidades para violações.

Outras inclusões significativas na emenda são a proibição de usar smartphones enquanto conduz uma bicicleta e a introdução de penalidades severas para ciclistas sob a influência de álcool, com punições de até três anos de prisão ou multas de até 500.000 ienes.

Essa decisão foi tomada diante do aumento contínuo de acidentes de trânsito envolvendo bicicletas, com cerca de 70.000 casos relatados em todo o país no ano retrasado, e aproximadamente três quartos desses acidentes resultando em mortes ou ferimentos graves devido a violações por parte dos ciclistas.

FONTE: ALTERNAATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *